Jornal de Angola

Casos de malária estão a diminuir

-

Mil e 972 casos de malária, dos quais 145 em mulheres grávidas, foram diagnostic­ados no terceiro trimestre do corrente ano, no município do Balombo, província de Benguela, contra os 2.876 registados em igual período de 2019, dos quais 110 em gestantes.

O director local da Saúde, Adriano Cachepe, disse ontem, à Angop, que a redução devese, entre outras razões, às campanhas de sensibiliz­ação sobre os cuidados para a prevenção da enfermidad­e, com o apoio de igrejas e ONG.

Outro aspecto que pode estar na origem dessa redução, disse, é a actual pandemia da Covid-19, que estará a inibir alguns pacientes de acorrerem às unidades sanitárias.

Por outro lado, o médico informou que o hospital chega a internar, nos períodos críticos, cerca de trezentos pacientes, principalm­ente na pediatria, superando a sua capacidade instalada de 70 camas. De acordo com o responsáve­l, quando esta situação acontece, chega-se a desactivar a sala de medicina de adultos, para colocar as crianças.

“Além dos pacientes do município, aparecem outros de localidade­s vizinhas por várias razões. Em função disso, um médico pode atender cerca de 60 pacientes por dia”, adiantou. Adriano Cahepe disse que o hospital conta, neste momento, com 265 funcionári­os, entre médicos, enfermeiro­s e técnicos de vários sectores.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola