Jornal de Angola

Campeões pelo Sagrada recordam título inédito

- Paulo Caculo Silva Cacuti

Quinze anos depois da conquista do título inédito no Girabola, a 23 de Outubro de 2025, o antigo treinador (Mário Calado) e ex-jogadores do Sagrada Esperança da Lunda-Norte recordam o feito alcançado no campeonato daquela época, na última jornada, após triunfo sobre o Petro de Luanda, por 1-0, no estádio do Dundo, golo de Lebo Lebo.

Ao Jornal de Angola, Mário Calado, técnico da equipa campeã nacional naquele ano, justificou a histórica conquista do troféu como sendo mérito pelo trabalho abnegado da direcção do clube, dos jogadores e dos elementos do grupo que liderava.

“Foi um momento ímpar. Fomos bem apoiados por uma direcção abnegada, liderada pelo engenheiro Machado, filho da terra. A conquista daquele título foi fruto de um trabalho árduo, protagoniz­ado por um punhado de jovens cheios de fé, trabalhado­res humildes, com esperança de elevar bem longe, como aconteceu, o nome do clube da província e o patrocinad­or, a Endiama”, disse.

O técnico recorda, no entanto, que nem tudo foram rosas. Na altura, a equipa viveu momentos tensos, devido ao protesto contra o Clube Desportivo da Huíla, por má utilização do atleta Anastácio, que apenas foi resolvido 3 dias antes do jogo com o Petro, e julgado improceden­te pela FAF.

“Foi uma situação dura e difícil de gerir, mas estava escrito que o ano seria nosso”, acrescento­u.

Nas redes sociais, os atletas Lebo Lebo, Sena, Jojó, Roque Sapiri e o ex-técnico-adjunto Francisco Moniz “Frank” não quiseram deixar passar em branco a efeméride.

“A História nunca se apaga. É um dia (23 de Outubro) de boas recordaçõe­s para mim e a minha Lunda-Norte”, escreveu o ex-médio Jojó, tendo o ex-central Lebo Lebo sublinhado: “Senhor Sagrada está talhado à campeão, equipa temida no país, a jogar em casa e fora era agradável. Momentos especiais”.

A antiga

 ?? DR ?? Cinco integrante­s da equipa comandada por Mário Calado
DR Cinco integrante­s da equipa comandada por Mário Calado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola