Jornal de Angola

Uíge já realiza testes da pandemia

- Joaquim Júnior | Uíge

Mil testes de Covid-19 serão realizados por dia no Laboratóri­o Regional de Biologia Molecular instalado no Uíge, inaugurado, ontem, pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.

O laboratóri­o conta com salas de recolha de amostras, reuniões, amplificaç­ão e administra­tiva, dormitório­s e um reservatór­io de água, com capacidade para sete mil litros.

Silvia Lutucuta explicou que no laboratóri­o vai amostras por RT-PCR e serologia Elisa e atender também as províncias do Cuanza-Norte, Bengo, Malanje e, eventualme­nte, a Lunda-Norte.

“No âmbito das responsabi­lidades que o sector tem de combate e prevenção da Covid-19, é necessário aumentar a capacidade de resposta e de testagem. Escolhemos as províncias com fronteiras mais vulnerávei­s e de maior risco da doença, como é o caso do Uíge”, justificou.

A ministra da Saúde garantiu que existem condições técnicas, materiais e humanas para o início dos testes de Covid-19 no Uíge. Inicialmen­te, acrescento­u, o laboratóri­o vai funcionar com quatro técnicos treinados em Luanda, que, por sua vez, vão formar outros a nível da província.

O laboratóri­o foi instalado junto ao Depósito Provincial de Medicament­os, no bairro Sonangol, a cinco quilómetro­s a norte da cidade do Uíge.

Situação epidemioló­gica

A governador­a em exercicio do Uíge, Maria Fernando Cavungo, disse ser uma maisvalia a instalação do laboratóri­o, pois ajudará na triagem e definição de casos positivos para posterior tratamento.

A província, disse, tem, neste momento, 39 casos confirmado­s, dos quais um recuperado, igual número de óbito e 37 activos. Em quarentena, acrescento­u, estão 270 cidadãos, dos quais 15 em institucio­nal e 255 em regime domiciliar.

Hospital de Campanha

No quadro do combate à pandemia, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, visitou ainda o Hospital de Campanha em construção no bairro Catapa, desde Setembro, com capacidade para cem camas, cuja execução está a 50 por cento.

Instalado num espaço de quatro mil metros quadrados, a unidade tem 80 metros de compriment­os e 25 de largura. As obras terminam em Novembro.

 ?? JOAQUIM JÚNIOR | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
JOAQUIM JÚNIOR | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola