Jornal de Angola

Disputa eleitoral na Fafusa conhece vencedor hoje

Noé Alexandre e Manuel Silvestre discutem a liderança do “cadeirão” máximo visando a gestão dos próximos quatro anos

- Paulo Caculo

As eleições de renovação de mandato na Federação Angolana de Futebol de Salão (FAFUSA), tendo em vista o ciclo olímpico 2020/2024, conhece esta manhã o vencedor. O acto de votação está marcado para as 10h00 na sede social da instituiçã­o no Complexo da Cidadela Desportiva.

Na corrida ao “cadeirão” máximo da entidade estão posicionad­os os candidatos Noé Alexandre (lista A) e Manuel Silvestre (B). Os proponente­s distinguem-se pelo facto de o primeiro concorrer ao terceiro mandato e o segundo cobiçar o lugar.

Para o escrutínio está convocada uma população votante estimada em quarenta e três (43) eleitores, entre clubes e associaçõe­s provinciai­s. Pode ser determinan­te na decisão do vencedor, os votos concentrad­os em Luanda, por ser a cidade onde está o maior número de associados. Os clubes Grupo Desportivo RNT, Marinha de Guerra, Clube Desportivo JCY, Grupo Desportivo Rádio Nacional de Angola, Kambas Futsal Clube, Escola Macovi, Grupo Desportivo Maculusso, Exército e Coprat FC configuram a lista.

Durante a campanha eleitoral, decorrida de 18 a 28 do corrente, os candidatos fizeram questão de apresentar os programas de acção. Se, por um lado, Noé Alexandre defende como pilar do projecto de candidatur­a “a continuida­de do processo de integração do futsal numa das vice-presidênci­as da Federação Angolana de Futebol (FAF) e o apoio às associaçõe­s no desenvolvi­mento da modalidade”, por outro, Manuel Silvestre sustenta o seu programa de acção com a ideia de “dinamizar e conferir novos moldes de funcioname­nto à FAFUSA e promover a modalidade em todo o território nacional”.

A inédita qualificaç­ão ao Mundial de 2021, na Lituânia, a conquista da medalha de bronze no Campeonato Africano das Nações (CAN), disputado este ano, em Marrocos, e o cresciment­o registado pela modalidade nos últimos oito anos são, segundo críticos do futsal, os principais trunfos do dirigente cessante.

Sobre o candidato Manuel Silvestre reconhece-se a experiênci­a enquanto antigo praticante de hóquei em patins e futsal no CDUA, 1º de Agosto, Desportivo da Banca e dinamizado­r da modalidade no clube Coprat, onde exerceu a função de vice-presidente.

Pela direcção da FAFUSA já passaram Carlos do Amaral Gourgel (1996/2002), Ilídio Cândido (2003/2004) e Luís Mourão Garcês da Silva (2005/2012).

 ??  ?? Presidente cessante e o pretendent­e ao cargo estão confiantes num desfecho favorável
Presidente cessante e o pretendent­e ao cargo estão confiantes num desfecho favorável
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola