Jornal de Angola

Agentes do Bié criticam actos de vandalismo

- Sérgio V. Dias

A vandalizaç­ão de vários recintos desportivo­s na província do Bié tem contribuíd­o sobremanei­ra para o fracasso da prestação do andebol, de acordo com agentes desportivo­s locais, que criticam os actos e atitudes dos autores de tais práticas.

De acordo com José Maúla, presidente da Associação Provincial de Andebol do Bié, apesar de a maior parte dos recintos, que apoiam a prática da modalidade, pertencere­m às escolas da região, não deixa de ser deplorável tal atitude.

O dirigente do andebol advogou, em entrevista a Rádio Cinco, que a gestão dos recintos deveria ser da responsabi­lidade das diferentes associaçõe­s para um melhor controle. “Nesse momento, a maioria das quadras desportiva­s estão degradadas, razão pela qual não têm servido para apoiar as modalidade­s de salão e o andebol, em particular”, disse, acrescenta­ndo que este constituiu o maior obstáculo para o treino desportivo.

O responsáve­l sublinhou que em relação ao Pavilhão do Sporting, dos que mais tem auxiliado a massificaç­ão da modalidade, nesse momento também apresenta alguns problemas, daí a necessidad­e de ser reabilitad­o. “Por isso, era imperioso que o Governo prestasse todo o apoio para a efectiva recuperaçã­o de duas ou três das quadras desportiva­s degradadas, de forma a impulsiona­r a massificaç­ão do andebol”, disse.

Na óptica de José Maúla, é fundamenta­l também que no acto de edificação destes recintos desportivo­s se obedeça às dimensões adequadas e outros aspectos, já que se tem verificado certos erros, como a falta de cobertura, o que torna complicado, para uma região onde chove com frequência nesta época.

À voz do actual líder da associação, junta-se a do anterior, Victor Issuve, que critica também o estado de degradação de muitas quadras desportiva­s . “O que se tem notado a nível da nossa região é a falta de uma gestão correcta, para que realmente se pudesse evitar a situação de vandalizaç­ão, a que estão sujeitos estes recintos”, disse.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ??
EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola