Jornal de Angola

Cruzada contra o crime

-

bairros da cidade de Nova York estivessem sujeitos à forte influência da máfia, policiais e políticos facilmente corrompíve­is também foram recrutados para ajudar a proteger os interesses dos gangsters.

Mas nem todos os funcionári­os públicos puderam ser comprados. Duas vezes candidato presidenci­al republican­o, Thomas Dewey, nascido em Michigan, fez a sua reputação como promotor especial encarregad­o de desmontar o controlo do crime organizado sobre a cidade. À frente de uma grande equipa de investigad­ores, Dewey tinha os chefes da máfia sob a mira.

Dutch Schultz, o mafioso que não havia feito parte do conselho do Sindicato do Crime, foi um dos primeiros a ser visado por Dewey. A sua primeira condenação por sonegação de impostos foi revertida em segundo julgamento - realizado fora da cidade, após a reclamação de Schultz de que não teria um julgamento justo.

Schultz, no entanto, recusouse a permitir que as coisas se acalmassem. Seria uma decisão imprudente. Aplicando os valores e práticas do submundo às suas relações com a Justiça, jurou que Dewey seria assassinad­o como punição por tê-lo processado. O pronunciam­ento não caiu bem no Sindicato, que considerav­a não valer a pena causar indignação da sociedade com a execução de um funcionári­o público de alto escalão, já que isso geraria uma repressão ainda mais forte às actividade­s do crime organizado. Schultz e três dos seus homens foram então assassinad­os com uma saraivada de balas no banheiro de um restaurant­e de Nova Jersey, em Outubro de 1935.

Com Schultz morto, Buchalter estava agora na mira de Dewey. O mafioso escolheu vingar-se primeiro, eliminando qualquer um que pudesse fazer uma delação a Dewey e colocar em risco o seu império. Foi essa decisão que atingiu “Whitey” Rudnick (ver texto de abertura), que teria sido visto na companhia de um investigad­or federal. Outra vítima foi Joseph Rosen, um empresário de caminhões

 ??  ?? Embora os diferentes
Embora os diferentes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola