Jornal de Angola

Começa hoje a época 2020/21 da Premier League

Liverpool começa defesa do título frente ao recém - promovido Leeds United, regressado ao fim de quase duas décadas depois

- João Carmo

A época 2020/21 da Premier League começa hoje, para a alegria dos adeptos na Inglaterra e em todo o mundo, não fosse ela, o campeonato de futebol mais mediático. Com a chegada da nova época, ainda com a pandemia de Covid-19 em alta no planeta, surgem as dúvidas e apostas do costume: quem são os candidatos ao título? Estará o Liverpool em condições de manter a forma da última prova? Pode o City recuperar o título perdido? Mourinho conseguirá dar o tão almejado troféu ao Tottenham? Quem pode descer de divisão?

As duas últimas épocas foram espectacul­ares para o Liverpool. O título, enfim, surgiu nesta última, com uma diferença pontual de 18 sobre o segundo classifica­do, Manchester City (99 - 81), ao fim do campeonato. Manter a forma não vai ser fácil para a equipa de Jurgen Klopp, até porque, na época passada, quando a Premier League regressou, após a longa pausa devido à pandemia da Covid-19, os “Reds” denotaram baixa de produção. Ainda assim, os “vermelhos”, que mexeram pouco no plantel, são os principais candidatos ao título.

A tentar “renascer” para as conquistas estará o Manchester City. No entanto, a equipa orientada por Pep Guardiola viveu grandes problemas defensivos na última época, e tem de melhorar este aspecto se quiser ir mais longe.

Manchester United e Chelsea prometeram muito no último campeonato, e esperase que desta vez venham a dar maior luta ao Liverpool e City. Com um plantel jovem, os “Diabos Vermelhos” conseguira­m chegar ao terceiro lugar. Para o feito, contribuiu em grande medida a chegada, em Janeiro, de Bruno Fernandes, esteio do grupo na actualidad­e. Espera-se que a série de 13 jogos sem perder, até ao fim da temporada 2019/20, sirva de alento para que a equipa lute com mais eficácia pela conquista do campeonato.

Nas bandas do estádio Stamford Bridge, o Chelsea também pode ter uma palavra a dizer. Reforçou o ataque com o alemão Timo Werner e o marroquino Hakim Ziyech, num trio letal que conta ainda com o norteameri­cano Christian Pulisic.

Um segundo grupo de formações com capacidade para fazer frente à primeira linha de candidatos é composto pelo Arsenal, Leicester e Tottenham. Os “Gunneres” venceram a Taça da Inglaterra e os adeptos almejam patamares mais altos. O título de campeão já foge desde a época 2003/204, altura em que o treinador era o francês Arsène Wenger. Pelo menos, a direcção está satisfeita com o trabalho do jovem técnico espanhol Mikel Arteta.

O Leicester ainda se recupera do “desastre” que lhe custou uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões, depois de, durante várias rondas, alternar o segundo e terceiro lugares da última Premier League, e ao fim da competição contentar-se com o quinto lugar. Os “Foxes”, de Brendan Rodgers, contentam-se com a presença na Liga Europa e esperam que o principal jogador, o avançado Jamie Vardy, venha a estar em excelente forma para voltar a ser o melhor marcador e superar os 23 golos da prova transacta.

Espera-se também por mais do Tottenham, equipa que teve um bom fim de época, com José Mourinho ao leme. O plantel está em reestrutur­ação e vale lembrar que a segunda época do técnico português tem sido de sucesso. A ver vamos, se esta não foge à regra. Abaixo destas vêm o Wolverhamp­ton, de Nuno Espírito Santo, o Evertons e o Southampto­n, que podem ficar entre os oito primeiros classifica­dos.

Por fim, surgem as recémpromo­vidas. O Fulham e o West Brom conhecem este nível de competição, e vão desejar superar os erros do passado para permanecer­em na “Premier League”. Já se passaram 16 anos desde a última vez que o Leeds esteve na prova, e pode ter mais dificuldad­es para ficar entre os grandes.

Jornada inaugural

A Premier League 2020/2021 arranca este sábado e o destaque da ronda inaugural vai para o embate entre o Liverpool, campeão em título, e o recém-promovido Leeds United, que garantiu o regresso ao escalão principal do futebol inglês ao fim de quase duas décadas depois de conquistar o 'Championsh­ip'.

O arranque da prova está marcado para hoje, mas dois jogos só serão disputados mais tarde, em virtude da participaç­ão de Manchester United e Manchester City nas competiçõe­s europeias de clubes.

O calendário da primeira jornada: Hoje - Fulham-Arsenal (12h30), Crystal PalaceSout­hampton (15h00), Liverpool-Leeds United (17h00) e West Ham-Newcastle (20h00). Amanhã - West Brmwich Albion-Leicester City (14h00) e Tottenham-Everton (16h30).Segunda-feira:Shefield United-Wolverhamp­ton (18h00) e Brighton-Chelsea (20h15). Burnley-Manchester United e Manchester CityAston Villa (adiados).

 ?? DR ?? Arsenal está moralizado com últimas conquistas e pode ser um “intruso” na luta pelo título
DR Arsenal está moralizado com últimas conquistas e pode ser um “intruso” na luta pelo título

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola