Jornal de Angola

Empresa compra arroz das famílias agrícolas

-

Cerca de 30 toneladas de arroz foram compradas a aproximada­mente 300 famílias agrícolas no município do Luquembo, província de Malanje, pela empresa Agrocan Songo.

Depois de sucessivos anos com reclamaçõe­s da deterioraç­ão de toneladas de arroz, por falta de escoamento, pela primeira vez, uma empresa compromete­se a contratar as produções futuras da população local.

Segundo o director do Gabinete Provincial de Desenvolvi­mento Económico Integrado de Malanje, José Domingos, está em curso o processo de expansão da contrataçã­o da compra futura da produção das populações dos municípios de Cambundi Catembo e de Quirima. Até 1974, as famílias da região produziam cerca de 23 mil toneladas de arroz por ano.

A Agrocan está a instalar um centro de compra no Luquembo, para ter uma ligação permanente com os produtores de toda a região. No acto da primeira sessão de compra e venda, José Domingos

apelou à exploração da oportunida­de de se investir numa pequena unidade de descasque de arroz para o produto sair do município com valor acrescenta­do.

O objectivo é dar maior valor ao cereal e criar uma marca que promova a região. A província começa, assim, a materializ­ar o Decreto Presidenci­al nº 23/19 de 14 de Janeiro, diploma que promove a substituiç­ão das importaçõe­s e obriga os importador­es de bens a consultare­m o mercado interno antes da importação.

 ?? DR ?? Mais de 300 famílias camponesas começam a vender os produtos a empresas privadas
DR Mais de 300 famílias camponesas começam a vender os produtos a empresas privadas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola