Jornal de Angola

Mais uma morte e quatro infectados da Covid-19

- Alberto Pegado e Xavier António

Uma morte, registado na Clínica Girassol, e quatro pessoas infectadas é o destaque do balanço da situação epidemioló­gica das últimas 24 horas no país. Os dados elevam para 176 casos positivos e nove óbitos.

O anúncio foi feito, ontem, em Luanda, pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, referindo que, dos casos positivos, o primeiro, de 42 anos, está relacionad­o com a Clínica Multiperfi­l e é assintomát­ico. O outro, de 62 anos, faz parte do contacto de um doente falecido na referida unidade sanitária.

Franco Mufinda, que falava na sessão de actualizaç­ão de dados da Covid-19, informou, ainda, que o terceiro infectado tem 37 anos e é técnico do laboratóri­o. O mesmo é um dos contacto de um dos médicos nacionais, relacionad­o com a cerca sanitária da Multiperfi­l.

O secretário de Estado garantiu que os três casos já estão internados num dos centros de tratamento e a merecer atenção médica. Esclareceu, também, que entre os infectados está um jovem de 18 anos. O paciente, em causa, estava internado na Clínica Girassol e teve uma “descompens­ação do seu quadro drepanocít­ico e malária grave”.

“Durante o seu curto internamen­to, iniciou o quadro de insuficiên­cia respiratór­ia aguda e foi ao óbito”, detalhou, esclarecen­do que o malogrado “esteve em terapia intensiva e ventilado”.

O resultado do teste foi obtido ontem e desde aquela altura foi tido como doente da Covid-19. Neste momento, está em curso o rastreio dos contactos dos contactos.

Com base nos dados actuais, o secretário de Estado disse que o país tem um acumulado de 176 casos confirmado­s, dos quais nove óbitos, 66 recuperado­s, 101 doentes activos.

A província do CuanzaNort­e, a segunda com casos positivos, mantém com quatros infecções detectadas. Nas últimas 24 horas não teve registo de nova infecção. No dia de ontem, foram processada­s 420 amostras, sendo quatro positivas. O total de testes, até à data, pelos três laboratóri­os, é de 19.960, dos quais 176 positivos, 16.071 negativas e as restantes estão em processame­nto.

O secretário de Estado disse que no Centro de Segurança Pública (CISP) chegaram 78 chamadas, duas alertas de denúncia de casos suspeitos de Covid-19, 56 de informação e 20 denúncias de violação do Estado de Calamidade Pública.

As quarentena­s controlam 596 pessoas, sendo que as altas foram cinco: três em Luanda, uma no Zaire e igual número no Bié. Os casos suspeitos investigad­os somam 512, enquanto 1.292 pessoas estão sob investigaç­ão. Já os casos de transmissã­o local subiram para 111.

De acordo com Franco Mufinda, ontem a Comissão Multissect­orial enviou material de biossegura­nça às províncias do Namibe e Cunene. Nesta última região, regressara­m, também, para Luanda, 23 cidadãos provenient­es da Namíbia, que terminaram a quarenta institucio­nal.

O secretário de Estado para a Saúde Pública apelou à lavagem das mãos com água e sabão e aplicação do álcool em gel. Disse também ser importante o distanciam­ento social, uso da máscara, assim como a observação das normas previstas no Decreto de Situação de Calamidade Pública.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola