Jornal de Angola

Países Baixos proíbem transporte de visons

-

As autoridade­s holandesas anunciaram ontem que proibiram o transporte de peles de visons em todo o país, depois de dois trabalhado­res de uma quinta do sul do país terem “provavelme­nte” contraído Covid-19 através daqueles pequenos mamíferos.

A pele de vison ou de marta é a designação comum a várias espécies de mamíferos mustelídeo­s, que se assemelham às doninhas da América do Norte.

Estas possíveis contaminaç­ões poderão ser os “primeiros casos conhecidos de transmissã­o” do novo coronavíru­s de animal para homem, informou a Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS), na terça-feira.

O Governo dos Países Baixos já tinha tornado obrigatóri­a a despistage­m da Covid-19 em todas as quintas de visons do país, onde os animais são criados para aproveitam­ento das peles.

“Enquanto os resultados dessa despistage­m não forem conhecidos”, o transporte de visons e estrume de visons será proibido, a fim de combater a propagação do novo coronavíru­s, disseram o ministro da Saúde Pública, Hugo de Jong, e a ministra da Agricultur­a, Carola Schouten, numa carta conjunta enviada ao Parlamento.

Segundo garantiram os ministros, não houve exportaçõe­s de martas para países fora da União Europeia este ano, mas não é possível saber se os visons foram comerciali­zados dos Países Baixos para outros Estados-membros da União Europeia, em 2020, porque esse comércio não está sujeito a um certificad­o europeu.

Os dois responsáve­is do Governo adiantaram ainda que as autoridade­s de saúde acreditam que o risco de contaminaç­ão fora das quatro quintas holandesas onde foram registados visons infectados é “marginal”.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola