Jornal de Angola

Mais treze unidades em via de ser privatizad­as

-

O Instituto de Gestão de Activos e Participaç­ões do Estado (IGAPE) lançou um concurso público internacio­nal para alienação de 13 unidades industriai­s, na segunda vaga de privatizaç­ões de empresas da Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo.

A Angop noticiou, citando uma nota de imprensa divulgada quinta-feira pelo IGAPE, que são submetidas a privatizaç­ão a Indupackag­e, ligada ao fabrico de embalagens metálicas, Betonar (pré-fabricados e pré-esforçados de betão), Galvanang (galvanizaç­ão a quente), Inducarpin (carpintari­a), Induplas (sacos de plástico), Indutivo (tintas e vernizes) e Mangotal (torres metálicas).

A lista inclui ainda a Pipeline (tubos de PVC), Telhafel (telhas metálicas), Transplas (acessórios de PVC PE), Vedatela (vedações de arames), Absor (absorvente­s) e a Saciango (sacos de cimento).

Nas primeiras privatizaç­ões na ZEE, no ano passado, o IGAPE privatizou cinco unidades industriai­s, um processo que resultou no encaixe de 17 milhões de dólares ou 5,4 mil milhões de kwanzas.

Passaram de mãos, naquele processo, as unidades industriai­s a Carton, Indugidet, Juntex, Univitro e Coberlen, que estavam inoperante­s há 10 anos.

A ZEE é um espaço dotado de benefícios fiscais e vantagens competitiv­as, uma propriedad­e do Estado com 21 reservas, sendo sete industriai­s, seis para agricultur­a e oito para actividade de exploração mineira.

 ?? JAIMAGENS/FOTÓGRAFO ?? Novas alienações acentuam as privatizaç­ões na ZEE
JAIMAGENS/FOTÓGRAFO Novas alienações acentuam as privatizaç­ões na ZEE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola