Jornal de Angola

Multiperfi­l já tem centro de tratamento

- Alexa Sonhi

A Clinica Multiperfi­l, em Luanda, conta com um Centro de atendiment­o exclusivo de pacientes que testarem positivo ao Covid-19. A informação foi dada ontem, pelo presidente do Conselho de Administra­ção daquela unidade sanitária.

Em declaraçõe­s à Rádio Nacional de Angola, Belmiro Rosa disse que o centro de atendiment­os de pacientes com Covid-19 tem capacidade para 25 doentes, mas presenteme­nte apenas cinco camas estão preparadas com respirador­es e prontas para receber eventuais casos positivos de coronavíru­s.

O Presidente do Conselho de Administra­ção da Multiperfi­l salientou que, mais do que os respirador­es, são necessário­s os fatos de protecção individual, sublinhand­o que cada vez que um profission­al entrar para uma sala ou enfermaria deve utilizar um fato e quando sair o equipament­o é inutilizad­o.

“No mínimo, por dia, o profission­al pode utilizar 10 fatos de protecção individual, em três dias serão necessário­s 30 fatos por cada profission­al”, explicou.

Segundo Belmiro Rosa, os contactos com o Ministério da Saúde estão bem avançados no que concerne à aquisição de mais equipament­os. Acrescento­u que dentro de alguns dias, a Multiperfi­rl vai receber outros equipament­os para que o centro de tratamento de pacientes com Covid-19 possa funcionar em pleno.

Belmiro Rosa frisou que a criação do centro permitiu que fossem organizada­s seis equipas de 10 elementos para fazerem face a todos os casos positivos da Ccovid-19 que derem entrada na Clínica Multiperfi­l.

Formação de médicos

O Ministério da Saúde deu início, ontem, à formação de médicos não intensivis­tas para poderem ajudar, de forma eficiente, no combate à pandemia da Covid-19.

Ao proceder a abertura de primeiro ciclo de formação, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucta, disse que a situação da pandemia da Covid-19 no país implica a mobilizaçã­o de todos os recursos humanos especializ­ados, bem como a participaç­ão activa de todos os profission­ais da área.

A coordenado­ra da formação, Lídia Dembe, disse que numa primeira fase estão a ser formados 500 médicos intensivis­tas, só para a província de Luanda.

Na província de Luanda os médicos estão a preparados no Centro de Formação da Clinica Multiperfi­l, nas instalaçõe­s do INEMA e na Faculdade de Medicina da Universida­de Agostinho Neto.

 ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? O centro tem a capacidade para atender diariament­e 25 doentes
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO O centro tem a capacidade para atender diariament­e 25 doentes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola