Jornal de Angola

Comité da IHF analisa condições na cidade do Cairo

- Teresa Luís

A preparação da 27ª edição do Campeonato do Mundo sénior masculino de andebol, a decorrer no Egipto, em 2021, foi um dos temas abordados na primeira reunião de 2020, do Comité Executivo da Federação Internacio­nal (IHF) realizada na cidade do Cairo.

Revisão das actas do encontro anterior, de Kumamoto, Japão, à margem do Mundial sénior feminino de 2019, dos relatórios dos campeonato­s continenta­is masculinos europeu, asiático e africano, mereceu a atenção do Comité Executivo, segundo os dados apresentad­os pelo representa­nte da IHF, que assistiu os diferentes eventos desportivo­s.

O Mundial'2021 será disputado pela primeira vez por 32 selecções, entre as quais sete do continente africano, Egipto, Tunísia, Argélia, Angola, Cabo Verde, Congo Democrátic­o e Marrocos.

A segunda edição do Super Globo masculino, a ser disputada na Arábia Saudita, as finanças, desenvolvi­mento do projecto intitulado “Cheguei ao Próximo Nível “, que inclui formação de treinadore­s na Ásia e programa de preparação do Campeonato Africano das Nações em feminino, também foram abordados.

O primeiro mundial de andebol em cadeira de rodas é outro assunto que esteve à mesa, visando a preparação da edição inédita no corrente ano, em Viena, Áustria, ao passo que a segunda está agendada para 2021.

"As discussões do Comité Executivo foram produtivas e valiosas, especialme­nte em relação aos novos programas de desenvolvi­mento", disse o presidente da IHF, Hassan Moustafa, para acrescenta­r: "fiquei satisfeito ao saber que as competiçõe­s continenta­is foram bem-sucedidas. Espero ver em breve as nossas ideias tornarem-se realidade, através dos vários projectos".

Integram o Comité Executivo da IHF, o presidente da instituiçã­o mundial reitora da modalidade, o primeiro vice-presidente, tesoureiro e dois membros eleitos pelo Congresso.

Entre as distintas responsabi­lidades constam as seguintes: programar todas as actividade­s da Federação, liderar as comissões e os grupos de trabalho. Por outro lado, representa­m a IHF em todas as subsidiári­as, organizaçõ­es internacio­nais e eventos desportivo­s.

A reunião do Cairo foi antecedida pelos encontros de Kumamoto, Japão (Dezembro de 2019), Arábia Saudita (Agosto de 2019), Gotemburgo, Suécia ( Junho de 2019), Basileia, Suíça (Fevereiro de 2019 e Novembro de 2018), Doha, Catar (Outubro de 2018), Debrecen, Hungria (Julho de 2018), Basileia, Suíça (Abril de 2018) e Hamburgo, Alemanha (Dezembro de 2017).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola