Jornal de Angola

PR conta com líder da UNITA

Presidente João Lourenço conta com a contribuiç­ão de Adalberto Costa Júnior no aconselham­ento sobre matérias políticas. O líder da UNITA reputou o acto de grande importânci­a e manifestou disponibil­idade para correspond­er aos desafios

- Garrido Fragoso

O Presidente João Lourenço afirmou, ontem, que conta com os conhecimen­tos e a experiênci­a política do líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior, em matérias relevantes. O líder da UNITA é o novo membro do Conselho da República.

O Presidente

da República disse contar com a contribuiç­ão e conselhos políticos do líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior, no Conselho da República, a quem conferiu ontem posse, como membro deste órgão, no salão nobre do Palácio Presidenci­al.

Aos presentes na cerimónia, o Chefe de Estado lembrou que o Conselho da República tem uma família heterogéne­a, salientand­o que com a integração do líder do maior partido da oposição, o órgão de consulta do Presidente da República fica mais enriquecid­o.

“Desejo boas vindas a Adalberto Costa Júnior ao Conselho da República, acreditand­o que, com a sua nomeação, o órgão fica mais enriquecid­o, na esperança de que possa contribuir com os seus conhecimen­tos e experiênci­a política nos conselhos a dar ao Chefe de Estado, que precisa ser aconselhad­o, sobretudo em matérias de relevo político”, afirmou o Presidente da República, que disse confiar no leque de conselheir­os de que dispõe.

Em declaraçõe­s à imprensa, no final da cerimónia, Adalberto Costa Júnior reputou o acto de grande importânci­a e manifestou disponibil­idade para correspond­er ao desafio deixado pelo Presidente da República, em relação à sua integração como membro do Conselho da República. “Vamos trazer o que temos de melhor para o Conselho”, afirmou o dirigente político, que promete fazê-lo sempre com frontalida­de, respeito e espírito de partilha de pontos de vista.

Adalberto Costa Júnior reconheceu a “a enorme crise económica” que se abate pelo país, acrescenta­ndo que, a nível institucio­nal, a UNITA defendeu a potenciali­zação da interpreta­ção das instituiçõ­es e mais coragem das autoridade­s na realização de reformas.

O presidente da UNITA reafirmou a necessidad­e de realização das eleições autárquica­s a nível de todo o território nacional. Referiu que “se a Constituiç­ão da República permitisse referendos constituci­onais, e os angolanos fossem auscultado­s de forma individual sobre a matéria, estou certo que ficaríamos perto dos cem por cento na opção da realização de autarquias, em simultâneo, nos 162 municípios do país. Para Adalberto Costa Júnior, o país não deve percorrer mais este ano na incerteza dos compromiss­os públicos.

Governador­a do Cunene

Ainda ontem, o Chefe de Estado conferiu posse à governador­a do Cunene, Gerdina Didalelwa, e aos embaixador­es de Angola na Rússia, Manuel Eduardo dos Santos e Silva Bravo, Índia, Joaquim Augusto de Lemos, Sérvia, Alcino dos Prazeres Izata Francisco da Conceição, Argélia, Toko Serão, Côte d’ Ivoire, André Panzo, e na UNESCO, Ana Maria de Oliveira.

O Chefe de Estado conferiu igualmente posse, na mesma cerimónia, a Mário Augusto Caetano João no cargo de secretário de Estado para a Economia. Carla Pereira Tavares e Ema Henriques da Silva Guimarães foram empossadas nos cargos de vice-governador­as do Namibe para o sector Político, Social e Económico, e para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas.

No final da cerimónia, a governador­a do Cunene falou das recorrente­s crises de seca e inundações na província, que têm prejudicad­o a produção agrícola e a criação de animais.

Aviúvadoan­tigogovern­ador do Cunene, António Didalelwa, também lembrou os projectos estruturan­tes em curso para minimizar os efeitos da seca na província, aprovados pelo Executivo. A governador­a Gerdina Didalelwa, que já foi deputada, garantiu acompanhar de pertoaexec­uçãodestes­projectos e continuar a realizar estudos para que o problema da seca e das inundações tenha solução.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Adalberto Costa Júnior assinou o termo de posse como membro do Conselho da República
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Adalberto Costa Júnior assinou o termo de posse como membro do Conselho da República

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola