Jornal de Angola

Lista dos grupos nacionais apurados já é conhecida

-

Os grupos angolanos selecciona­dos para a 5ª edição do Circuito Internacio­nal de Teatro (CIT), que se realiza de 3 de Julho a 16 de Setembro de 2020, sob o lema “Angola 45 anos com teatro na promoção da cultura de paz”, já foram anunciados pela organizaçã­o do festival.

Segundo o director do CIT, Adérito Rodrigues (Bi), foram selecciona­dos os grupos Ombaka e 5 de Junho, de Benguela, e Olombangui, do Bié, além dos colectivos da capital do país Feloma, Ndokweno Artes, Miragens, Xabada Uiza, Molongi ya Mbote, Enigma Teatro, Nelca Teatro, Nova Cena, Kambartes, Conjuntura d’Artes, Imbondeiro, Etu-Ngo, Kipapumunu, Njila Teatro, Génese, Twabixila, Bando Justiça e Artes e Projecto Atuacam - Católica e Pitabel.

Esta edição terá como convidados os grupos Etu Lene, Elinga Teatro, Julu, Óasis e Horizonte Njinga Mbande, todos de Luanda, pelo contributo em prol do desenvolvi­mento das artes dramáticas, quer internamen­te, quer além fronteiras.

Quanto à selecção dos grupos internacio­nais, Adérito Rodrigues (Bi) garantiu que o processo está a ser conduzido pelo curador do CIT 2020, o director do grupo de teatro português Folha de Medronho, João de Melo Alvim, que está a analisar propostas de Portugal, Brasil, Moçambique e Cabo Verde, assim como de países da América do Sul, nomeadamen­te Colômbia, Chile, Bolívia e Peru.

Amanhã, a partir das 10h00, no colégio Pitabel, a direcção do CIT reúne-se com os responsáve­is de todos grupos de Luanda selecciona­dos para a 5ª edição do festival, para tratarem de questões relacionad­as a preparação do certame.

O director do CIT disse que na próxima edição pretendem homenagear o escritor Boaventura Cardoso, autor do livro “A Morte do Velho Kipacaça”, adaptado para teatro pelo grupo de teatro Oásis, exibido, pela primeira vez, em 1999, no Festival Nacional de Cultura (Fenacult).

A peça original “A Morte do Velho Kipacaça” inspirou o encenador do grupo Etu Lene, Beto Cassua, a montar o espectácul­o dramático “Quem Matou o Velho Kipacaça”, que reflecte a vida, costumes de uma aldeia do centro de Angola.

O livro “A Morte do Velho Kipacaça” foi editado em 1978. Boaventura Cardoso, membro fundador da União dos Escritores Angolanos (UEA), editou também as obras “Dizanga dia Muenhu”, “Fogo da Fala”, “O Signo do Fogo”, “Maio Mês da Maria” e “Mãe Materno”.

Nascido a 26 de Julho de 1944, o escritor, licenciado em Ciências Sociais, começou a carreira literária em 1967, com a publicação de vários contos e poemas em jornais luandenses.

As anteriores edições do Circuito Internacio­nal de Teatro ocorreram em 2016, 2017, 2018 e 2019, tendo sido homenagead­os o antigo gestor do Teatro Avenida, Diogo Colombo, o dramaturgo Mena Abrantes, o ex-director provincial da Acção Social, Cultura e Desportos, Manuel Sebastião, e a pesquisado­ra de teatro africano Agnela Barros.

 ?? DR ?? Etu Lene é um dos colectivos de arte convidados a participar na próxima edição do CIT
DR Etu Lene é um dos colectivos de arte convidados a participar na próxima edição do CIT

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola