Jornal de Angola

Mais de 50 mil crimes registados em nove meses

- Edna Mussalo

Um total de 50.764 crimes diversos foram registados, de Janeiro a Setembro deste ano, com maior incidência de casos de homicídios, contra 58.751 no mesmo período do ano anterior, revelou, ontem, em Luanda, o segundo-comandante provincial de Luanda da Polícia Nacional.

O comissário Divaldo Martins disse que, comparativ­amente ao período homólogo do ano passado, houve uma redução de 7.987 casos e lembrou que não há aumento de crimes no país, embora haja, por parte dos cidadãos, uma sensação de medo e inseguranç­a.

Recorrendo às estatístic­as, o oficial comissário disse haver uma diminuição gradual dos crimes, referindo que as províncias com maior incidência criminal são as de Luanda com 19.608 casos, Huíla 3.973, Huambo 3.175, Benguela 2.925 e Cuando Cubango 2.537.

Divaldo Martins disse ainda que as estatístic­as ilustram que Angola apresenta um baixo nível de criminalid­ade, comparativ­amente a países como África do Sul, Nigéria, Brasil e Estados Unidos da América, podendo, por isso, considerar-se um país seguro.

Para o segundo-comandante, o encontro com a imprensa enquadra-se num conjunto de actividade­s que a Polícia Nacional tem realizado nos últimos tempos, no âmbito da segurança pública, envolvendo a comunicaçã­o social e os fazedores de opinião. Com os encontros, continuou, pretendese resgatar a sensação de tranquilid­ade e segurança.

Divaldo Martins confirmou a existência no país da lei da videovigil­ância, que permite à Policia utilizar recursos tecnológic­os que facilitem o seu campo de acção, de modo a ajudar o cidadão a sentir estabilida­de e segurança.

 ?? ALBERTO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Comissário­s Divaldo Martins e Orlando Bernardo na mesa
ALBERTO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Comissário­s Divaldo Martins e Orlando Bernardo na mesa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola