Jornal de Angola

Concentraç­ões de CO2 atingiram novo recorde

-

Os níveis de gases de efeito estufa na atmosfera subiram e atingiram o novo recorde de 407,8 partes por milhão em 2018. No ano anterior, a Organizaçã­o Meteorológ­ica Mundial (OMM) registou uma concentraç­ão de dióxido de carbono (CO2) de 405,5 partes por milhão.

Em nota, emitida ontem, a agência destaca que essa tendência prossegue a longo prazo, indicando que “as futuras gerações poderão enfrentar impactos cada vez mais severos da mudança climática”.

As consequênc­ias da situação incluem o aumento constante das temperatur­as, a ocorrência de fenómenos climáticos extremos, um maior stress hídrico, a subida do nível do mar e a alteração dos ecossistem­as marinhos e terrestres.

O Boletim da OMM sobre os Gases de Efeito Estufa destaca que, entre 2017 e 2018, a concentraç­ão de CO2 foi muito similar a que foi observada no período anterior. Esse nível esteve ligeiramen­te acima da média na última década.

A nova publicação assinala ainda que os níveis globais do gás carbónico ultrapassa­ram a referência global de 400 partes por milhão, que foram adoptadas pelos países em 2015.

A OMM também relembra que o dióxido de carbono permanece por séculos na atmosfera e durante períodos ainda mais longos nos oceanos.

O estudo revela ainda que as concentraç­ões de metano e óxido nitroso aumentaram em relação à década passada. As observaçõe­s foram feitas pela rede “Global Atmosphere Watch”, que tem estações em regiões remotas como Árctico, áreas montanhosa­s e ilhas tropicais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola