Jornal de Angola

Presidente colombiano tenta travar os protestos

-

O Presidente da Colômbia iniciou, domingo, um diálogo social para tentar travar a contestaçã­o no país que começou na quinta-feira com os manifestan­tes a saírem à rua contra a política económica e social do actual Governo.

“Por volta das 15h00 locais de domingo, o Presidente Ivan Duque Marquez iniciou o diálogo social com prefeitos eleitos” nas eleições de Outubro e vão tomar posse em Janeiro, informou ontem a Presidênci­a em comunicado.

Segundo o comunicado, Ivan Duque enunciou aos prefeitos eleitos “os avanços e desafios do Governo” e ouviu as posições dos prefeitos em relação à educação, saúde, paz ou infra-estruturas, segundo o texto.

Após a reunião, no palácio presidenci­al, com 24 prefeitos eleitos, das 32 províncias, incluindo Bogotá, Duque vai conversar com os governador­es destas mesmas províncias, também eleitos no mês passado.

Através do Twitter, Duque apontou que vai avaliar com os políticos eleitos “a situação e as necessidad­es urgentes dos municípios e cidades (...) para o bem-estar de todos”.

“O Chefe de Estado procura estabelece­r um relacionam­ento próximo que permita ao Governo trabalhar em equipa com prefeitos e governador­es eleitos, bem como com a suas administra­ções”, acrescento­u o comunicado da Presidênci­a.

Dezenas de milhares de colombiano­s saíram à rua, na quinta-feira, contra a política económica e social do Governo conservado­r, paralisand­o praticamen­te todo o comércio e o trânsito nas ruas de várias cidades.

O dia foi maioritari­amente pacífico, mas houve tumultos na capital, Bogotá, e em Cali (sudoeste), que decretou recolher obrigatóri­o durante toda a noite.

Duque sublinhou que, “apesar dos actos de violência, perpetrado­s por alguns vândalos que não representa­m os colombiano­s, a maioria dos cidadãos exerceu as suas liberdades sem violar os direitos dos restantes”.

 ?? DR ?? Os manifestan­tes exigem novas políticas económicas e sociais
DR Os manifestan­tes exigem novas políticas económicas e sociais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola