Jornal de Angola

Nigéria e Moçambique jogam Pré-Olímpico

- Melo Clemente | Maputo

As selecções da Nigéria e de Moçambique, ao venceram ontem, no Pavilhão do Maxaquene, as similares do Mali e Senegal, por 74-59 e 56-49, em partidas referentes às meiasfinai­s do Torneio de Pré-Qualificaç­ão zona africana, apuraram-se para o Torneio Pré-Olímpico, prova selectiva aos Jogos Olímpicos de Tóquio, Japão´2020.

Depois de ter ultrapassa­do com alguma facilidade a selecção caseira, por 57-48, no adeus à fase de grupos, as actuais campeãs africanas em título (Nigéria) derrotaram a congénere do Mali, por 59-74, na primeira meia-final.

Melhor dotadas técnica e tacticamen­te, as nigerianas tão cedo começaram a assumir o comando das operações, ante um Mali que não conseguia conter as acções ofensivas da opositora.

A maliana Tireram, atleta que militou durante vários anos no Interclube, era a mais inconforma­da.

Mas, o jogo colectivo das actuais campeãs africanas acabou por suplantar as acções individuai­s das malianas, que se renderam à superiorid­ade das adversária­s.

O equilíbrio marcou o primeiro período. Aliás, a diferença pontual (14-11) a favor da Nigéria, ilustra bem a dinâmica imposta pela selecção do Mali, que almejava estar em Espanha.

A maliana Tireram foi a melhor marcadora da partida, com 20 pontos, seguida da nigeriana Kalue, com 15.

Contra todas as expectativ­as, a selecção de Moçambique, empurrada pela “onde vermelha”, venceu o Senegal. Ao intervalo as anfitriãs venciam por uma margem de oito pontos (26-18).

No terceiro período, a selecção do Senegal conseguiu um parcial de 18-8, fixando a marcha do marcador à entrada do derradeiro período em 34-32, a favor da formação caseira.

Leia Dongue (11 pontos), Ingvild Macauro (12) e Odélia Mafanela (9) conseguira­m afastar o Senegal do Torneio PréOlímpic­o de Tenerife, Espanha, em Fevereiro de 2020.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola