Jornal de Angola

Angola confirma “oitavos”

Pupilos de Pedro Gonçalves mostram credenciai­s e carimbam o passaporte inédito para os oitavos de final

- António Cristóvão | Brasília

A Selecção Nacional Sub17 de Futebol confirmou, ontem, a qualificaç­ão para os oitavos de final da 18ª edição do Campeonato do Mundo, que decorre desde sábado passado no Brasil, ao derrotar o Canadá, por 2-1, no Estádio do Bezerrão, no Distrito Federal do Gama.

Os golos do combinado nacional foram apontados por Zine ,na primeira parte, e David na etapa complement­ar. Depois do golo apontado na primeira jornada , atacante angolano Zine encostou-se a Samson Tijani, da Nigéria, Peglow (Brasil), Degnand Gnonto (Itália), Yamato Wakatsuki (Japão), na primeira posição da lista dos melhores marcadores, com dois. um.

A Selecção Nacional ganhou por pouco o desafio, devido à falta de audácia e criativida­de dos integrante­s do sector intermédio. Durante alguns momentos, o Canadá criou e teve as melhores ocasiões de golo, mas o guarda-redes Geovani “limpou a mancha” dos companheir­os. O Canadá criou a primeira situação de perigo, no início da partida, quando Kamron Habibullah testou os reflexos de Gerovani, mas embateu no vértice esquerdo do poste da baliza da Selecção Nacional.

Depois do lance, o adversário ainda beneficiou de uma falta muita próxima da área do guarda-redes Geovani, mas a cobrança não constituiu perigo.

Um golo de Angola foi invalidado, e bem, pelo Assistente de Video Árbitro (VAR), quando a árbitra Cláudia Umpierrezj­á já havia assinalado penálti contra o Canadá, depois de Nathan Demian ter desviado a bola com o braço. A jogada tinha sido precedida de um fora do jogo do ataque angolano.

Na primeira parte do jogo, o Canadá procurou sempre jogar nos contra-ataques para surpreende­r o conjunto angolano, que esteve bem na organizaçã­o defensiva.

Depois do golo sofrido, os opositores abrandaram o ritmo de jogo, já que privilegia­vam a circulação da bola, para criarem espaços e lançarem Jayden Nelson e Kamron Habibullah. Na etapa complement­ar, Zito

Luvumbo em alguns lances mostrava-se individual­ista e irritava os companheir­os, que o acompanhav­am nas jogadas combinadas para as acções ofensivas.

Com a entrada de David para o lugar de Maestro, o combinado nacional passou a jogar mais vezes ao ataque, com jogadas melhor construída­s, enquanto o adversário abrandou nas acções ofensivas. Mas, Canadá aproveitou uma desatenção dos centrais angolanos para igualar o desafio, através de Jacen Russell-Rowe.

Na etapa complement­ar, o VAR anulou um golo à Selecção nacional, apontado por Zito Luvumbo, num lance que alegadamen­te se encontrava em fora do jogo.

Com este resultado, a Selecção Nacional aguarda, nos oitavos de final, pelo adversário provenient­e do Grupo C, no dia 5 de Novembro, às 16h30, no Estádio Olímpico, na cidade de Goiânia.

Na sexta-feira, os angolanos enfrentam os brasileiro­s, às 20h00, no Estádio Olímpico de Goiânia, para a terceira e última jornada da primeira fase do mundial.

 ??  ??
 ?? DR ?? Jogadores festejam a qualificaç­ão para a outra fase na primeira participaç­ão mundial
DR Jogadores festejam a qualificaç­ão para a outra fase na primeira participaç­ão mundial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola