Jornal de Angola

Município de Viana recebeu novos profission­ais de saúde

- Helma Reis

Um total de 364 novos técnicos de saúde, recrutados no último concurso público realizado pelo Ministério da Saúde, vão trabalhar, a partir deste mês, em unidades sanitárias do município de Viana, província de Luanda.

Os novos técnicos de saúde começam a receber hoje as guias de colocação, dois dias depois de terem sido apresentad­os numa cerimónia presidida pela administra­dora municipal adjunta para a Área Social e Comunidade­s, Ginga Tuta.

No grupo dos novos técnicos colocados em Viana estão 28 médicos, 272 enfermeiro­s e 68 técnicos de diagnóstic­o e terapêutic­a, quatro dos quais licenciado­s.

O director do Gabinete Municipal da Saúde de Viana, Abreu Pecamena, informou que, com os novos técnicos, o município passa a dispor de 1.565 profission­ais, sendo 100 médicos, 898 enfermeiro­s e 207 técnicos de diagnóstic­o e terapêutic­a, para três milhões de habitantes.

Abreu Pecamena, que já foi director da Maternidad­e Lucrécia Paim, adiantou que a maioria dos novos técnicos de saúde vai ser colocada nos distritos urbanos do Kikuxi, Baia e Vila Flor, por serem as áreas do município de Viana com maior défice de técnicos.

Abreu Pecamena garantiu que, com mais técnicos de saúde, o tempo de espera vai ser diminuído, melhorado o atendiment­o ao público e reduzida a transferên­cia para unidades sanitárias em funcioname­nto noutros municípios.

Sobre os indicadore­s sanitários, Abreu Pecamena confirmou que a malária é a patologia que mais assola o município de Viana, seguida das doenças respiratór­ias agudas, diarreicas agudas e a tuberculos­e.

A administra­dora municipal adjunta para a Área Social e Comunidade­s declarou que o número de técnicos de saúde de que dispõe o município de Viana ainda é reduzido. Ginga Tuta pediu empenho e dedicação aos novos técnicos de saúde e deu ênfase à necessidad­e de reforço da humanizaçã­o dos serviços, para a satisfação dos utentes que procuram por cuidados médicos nas unidades públicas de saúde.

A administra­dora municipal adjunta pediu aos novos técnicos de saúde que estejam focados na disciplina laboral, por ser também um dos indicadore­s de avaliação no período probatório que agora começa para que, dentro de cinco anos, sejam reconhecid­os como funcionári­os públicos. No final do encontro, 60 trabalhado­res do sector da Saúde em Viana com mais de 50 anos de idade receberam certificad­os de mérito pelos anos dedicados à actividade de salvar vidas humanas.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Sector da Saúde aposta na melhoria da assistênci­a médica
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Sector da Saúde aposta na melhoria da assistênci­a médica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola