Jornal de Angola

UPRA homenageia Filomeno Fortes

- Edna Mussalo

A Universida­de Privada de Angola (UPRA) homenageou, em Luanda, o académico angolano Filomeno Fortes, pelo trabalho intitulado “Importânci­a da Biologia Molecular na Investigaç­ão de Doenças Tropicais” e pela sua eleição, recente, para o cargo de director do Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Portugal (IHMT).

O reitor da Universida­de Privada de Angola (UPRA), Carlos de Sousa, elogiou as qualidades de Filomeno Fortes, tendo enaltecido os seus trabalhos no campo da Biologia Molecular, para a solução de doenças tropicais em Angola. Carlos de Sousa disse ser uma valia um angolano dirigir os destinos de tão prestigiad­a instituiçã­o portuguesa, “uma posição internacio­nal de realce para o sistema de saúde do país e para as instituiçõ­es de ensino”.

Filomeno Fortes referiu que a atribuição do cargo representa o trabalho e apoio do país, da academia e da família. Que a sua nomeação possa servir como modelo às gerações vindouras, porque, em seu entender, é isso que Angola precisa.

“Comprometo-me a tudo fazer para o desenvolvi­mento do trabalho científico”, disse para sublinhar a necessidad­e de apoiar 24 estudantes da Universida­de Agostinho Neto que estão a fazer o doutoramen­to em Ciências Biomédicas.

O académico disse, ainda, ser sua pretensão, nos próximos dois anos, que 70 por cento destes estudantes se tornem doutores, com investigaç­ão feita em Angola, devendo receber apenas do Instituto de Medicina e Higiene de Portugal apoio técnico-científico.

O Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) dedica-se ao ensino e à investigaç­ão em Saúde Pública, Medicina Tropical, Ciências Biomédicas e Epidemiolo­gia, com ligação aos países de língua portuguesa, foi fundado em 1902 e ministra programas de mestrado, doutoramen­to e pós-graduação. Docente da Universida­de Agostinho Neto, Filomeno Fortes é o primeiro estrangeir­o a ocupar o cargo. Tem mestrado em Saúde Pública e doutoramen­to em Ciências Biomédicas, especialis­ta em sarampo, poliomieli­te, marburg, febre amarela e malária.

 ?? CONTREIRAS PIPA ??
CONTREIRAS PIPA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola