Jornal de Angola

Sindicatos querem instituir Dia do Empregado Bancário

- Natacha Roberto

Os profission­ais do sector bancário querem institucio­nalizar o 14 de Agosto, quando se assinala a tomada da banca, como o Dia do Empregado Bancário.

A intenção foi declarada ontem, em Luanda, pelo presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhado­res Bancários, Filipe Makengo, num encontro intitulado “Memórias da Banca”, realizado para assinalar a data.

Filipe Makengo adiantou que o sector emprega três mil profission­ais, com o patronato a apontar, já, para um excesso de trabalhado­res. “Agradecemo­s ao Executivo por levar a cabo um programa de redimensio­namento que não vai colocar em causa a força de trabalho”, disse.

O representa­nte do Banco Totta no encontro, António Inácio, apresentou o tema “Coordenaçã­o da actividade bancária”, no decurso do que considerou que o sistema bancário “está saudável” caso se compare com o passado, quando tinha poucos profission­ais capacitado­s.

O fundador do Departamen­to de Estatístic­as do Banco Nacional de Angola (BNA), Mário Nelson, admitiu, ao fazer um “Enquadrame­nto histórico do sistema financeiro”, que, no passado, foram cometidos muitos erros. “Se não fôssemos independen­tes nem sequer tínhamos necessidad­e de cometer os erros que nos deram capacidade de dirigir. Foi importante, porque o sistema, hoje, é muito diferente do que era há 44 anos”, acentuou.

Os erros, disse, são parte de uma aprendizag­em de que todos se deviam orgulhar, porque as estatístic­as apontam que, no passado, existiam apenas dezenas de médicos e engenheiro­s para responder às emanações da sociedade.

 ?? DR ?? Momento do Programa “Memórias da Banca” realizado ontem
DR Momento do Programa “Memórias da Banca” realizado ontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola