Jornal de Angola

Artista assina contrato para promoção de obras

Arte angolana terá maior divulgação na África do Sul fruto de um contrato assinado por Fineza Teta

- Mário Cohen

A criação artística de Fineza Teta pode ser vista, doravante, nos principais ateliers e galerias da África do Sul, devido a um acordo de parceria assinado com a gráfica sul-africana ALT Group, para a divulgação e comerciali­zação dos seus trabalhos naquele país, informou, ontem, a artista.

O contrato, assinado a semana passada em Joanesburg­o, África do Sul, representa, disse a artista ao Jornal de Angola, um ganho para a classe artística nacional, pois abre portas também a todos os criadores angolanos. “É uma forma do público sul-africano, e não só, conhecer mais sobre a actual produção nacional”, explicou.

Para a artista, o contrato permite ainda, no futuro, aos colecciona­dores e às galerias da África do Sul terem uma noção mais ampla das criações angolanas. “É uma forma de levar a arte nacional a outros mercados, bem mais competitiv­os e capazes de projectar ainda mais o país”, disse.

Desta forma, continuou, ganha também o turismo angolano, que pode ver as potenciali­dades melhor exploradas, através das belas artes. “As indústrias criativas angolanas também podem conseguir maior destaque com este género de acordo”, contou, além de explicar que o contrato tem a duração de dois anos renováveis.

Fineza Teta informou ainda que a ALT Group, agora detentora da sua marca artística, realizou ainda uma exposição de 20 trabalhos, como forma de dar já uma ideia ao público da África do Sul das técnicas e qualidade das produções angolanas.

Durante a sua estada, conta, participou também numa exposição colectiva, denominada “Star Sailors”, realizada em alusão aos 50 anos da chegada do homem à Lua, que teve a participaç­ão de 70 artistas, de diversas artes, para criar uma combinação com a ciência.

Natural de Luanda, Fineza Teta foi a primeira mulher a vencer o prémio Ens’Arte,de Pintura, em 2014, com “Inquietaçõ­es Culturais”.

 ?? DR ?? Pintora angolana (à direita) garante que o contrato é um ganho para a classe artística
DR Pintora angolana (à direita) garante que o contrato é um ganho para a classe artística

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola