Jornal de Angola

Pecuária requer mais terra e água

-

O espaço ocupado pela criação de animais, equivalent­e a 80 por cento das terras agrícolas, contrasta com a sua contribuiç­ão para o consumo de calorias, que é de apenas 18 por cento.

A tendência mundial para a industrial­ização da produção de carne implica que o gado seja alimentado com milho e farelo de soja, cujo cultivo exige maior quantidade de terra.

Os bovinos necessitam de 28 vezes mais terra e 11 vezes mais água e comida que os suínos e galináceos. A América Latina é das regiões com mais responsabi­lidade nessa questão, com impacto directo sobre a Amazónia.

A ter em conta que a população mundial, de mais de nove mil milhões, deve crescer em 2,3 mil milhões de pessoas até 2050, somando a isso o aumento dos salários, que devem triplicar de valor nesse período, será preciso cortar todas as florestas do planeta para atender à procura de carne.

A ONU estima que até 2050, período da nossa história em que o homem comerá mais carne, o seu consumo aumentará em 76 por cento.

A produção de gado bovino resulta cinco vezes mais em emissões de gases de efeito estufa que a de porcos e frangos. Em conjunto, a pecuária é hoje responsáve­l por uma fracção entre 18 e 51 por cento da emissão dos gases estufa, segundo a fonte consultada, e os gastos com água, transporte, energia, entre outros factores.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola