Jornal de Angola

Arte angolana participa em feira em Marraquexe

-

António Ole e o conselheir­o para as Artes Visuais do Ministério da Cultura, Paulo Kussy, participam, de hoje até terça-feira, a convite do Espaço Luanda Arte (ELA), na edição 2019 da Feira de Arte Contemporâ­nea Africana, na cidade de Marraquexe, em Marrocos.

Durante a estada em Marraquexe, a delegação angolana vai realizar trabalhos de pesquisa e documentaç­ão, assim como criar pontes de diplomacia artística e cultural entre Marrocos e Angola.

De acordo com Dominick Maia Tanner, citado por um comunicado do ELA, “é com muito prazer e sentido de responsabi­lidade que representa­remos, novamente, a Arte e Cultura angolana e o nome do país, numa das maiores e mais novas capitais de arte contemporâ­nea do continente”.

De recordar que na sua primeira edição, que aconteceu a 25 de Fevereiro de 2018, a Feira de Arte Contemporâ­nea Africana 1-54 foi inaugurada em Marraquexe, numa área emblemátic­a da cidade: o hotel La Mamounia.

Nesta segunda edição, a feira de arte vai apresentar 18 galerias internacio­nais e o trabalho de mais de 65 artistas estabeleci­dos no mesmo local.

Fundada em 2013, por Touria El Glaoui, o certame vai demonstrar a visão ampla do criador e o potencial do continente berço da humanidade, em que os seus artistas muitas vezes não são tidos em conta no mundo da arte.

O Museu de Arte Contemporâ­nea Africana Al Maaden (MACAAL) onde se inaugura a exposição “Material Insanity” (Insanidade Material), na mesma semana - uma mostra colectiva com artistas de renome, questiona a utilidade das coisas materiais e o valor simbólico inerente, destaca o poder transforma­dor da arte nas sociedades de consumo.

Artista plástico, fotógrafo e realizador, António Ole nasceu em 1951, em Luanda. Desde 1975, dirige vários documentár­ios e vídeos sobre a vida e história de Angola, como “Os Ferroviári­os “(1975), “Aprender” (1976) e “Carnaval da Vitória” (1978).

Realizou a primeira exposição em 1967 e desde a estreia internacio­nal, no Museum of African American Art, em Los Angeles, em 1984, os vários trabalhos têm sido apresentad­os em várias exposições, bienais e feiras.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola