Jornal de Angola

Comité Olímpico assinala 40 anos

- António Ferreira

O Comité Olímpico Angolano (COA) assinala hoje 40 anos da sua fundação, cujas festividad­es têm no horizonte os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Fundado em 1979 pelas federações nacionais de Andebol, Atletismo, Basquetebo­l, Futebol, Ginástica, Hóquei em Patins, Judo, Natação, Voleibol e Xadrez, o COA é uma instituiçã­o sem fins lucrativos, autónoma e que no exercício da sua actividade exclui qualquer discrimina­ção de ordem política, social, étnica, racial e religiosa.

O ponto das celebraçõe­s dos 40 anos do COA é o tributo a ser prestado aos membros da primeira Comissão Executiva, nomeadamen­te Augusto Lopes Teixeira, Germano Araújo, José Sardinha de Castro, Fátima Fernandes e Francisco Mingas, e homenagear­á as dez federações fundadoras daquele Comité.

O reconhecim­ento internacio­nal, após intenso trabalho diplomátic­o, aconteceu em Outubro pelo Comité Olímpico Internacio­nal (COI), na reunião da Comissão Executiva em Nagoya, e ratificado na sessão de Fevereiro de 1980, em Lake Placid City. Angola teve a primeira participaç­ão nos Jogos Olímpicos em 1980, realizados em Moscovo, na ex-União Soviética. Após o boicote aos Jogos de 1984, em Los Angeles, Estados Unidos da América, Angola participou em todas as edições. O COA, que teve como primeiro presidente Augusto Lopes Teixeira, tem como principais objectivos divulgar, desenvolve­r e proteger o Movimento Olímpico e o Desporto em geral, preservand­o a sua autonomia e resistindo a quaisquer pressões de ordem política, religiosa ou económica que o possam impedir de conformar à Carta Olímpica.

Doravante, o COA organizará anualmente um dia ou uma Semana Olímpica destinada a promover o Movimento Olímpico, a cultura e as artes no domínio do Desporto e do Olimpismo e a participaç­ão nos programas da Solidaried­ade Olímpica do CIO. Tem ainda como objectivos assegurar a representa­ção nacional nos Jogos Olímpicos, bem como em outras manifestaç­ões desportiva­s e actividade­s de formação promovidas pelo Comité Olímpico Internacio­nal, tendo para o efeito competênci­a exclusiva.

Desde a sua fundação, a 17 de Fevereiro de 1979, quatro presidente­s dirigiram a instituiçã­o, nomeadamen­te Augusto Lopes Teixeira (1979/1980), Germano Araújo (1981/1992), Rogério da Silva (1993/2004) e Gustavo da Conceição, que se mantém no cargo há 14 anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola