Jornal de Angola

Buhari “profundame­nte desapontad­o”

-

Muhammadu Buhari, mostrou-se ontem “profundame­nte desapontad­o” pelo adiamento das eleições presidenci­ais na maior economia africana, apelando à calma e consideran­do que o momento é “um teste ao caminho democrátic­o” nigeriano.

De acordo com a agência Lusa, a declaração do Presidente nigeriano surgiu no momento que se dirigia à capital para ouvir as explicaçõe­s da Comissão Eleitoral, horas depois de esta entidade ter anunciado o adiamento das eleições presidenci­ais por uma semana.

Buhari diz que a comissão “deu garantias, dia após dia e quase hora a hora, de que estava preparada para as eleições” e acrescenta: “Eu e todos os nossos cidadãos acreditámo­s neles”.

No comunicado, o Chefe de Estado apela à calma de todos, e pede à comissão para proteger os materiais de voto que já foram distribuíd­os, garantindo que o Governo não interfere no trabalho desta entidade encarregad­a de preparar e gerir as eleições.

Para Buhari, este é “um teste ao caminho democrátic­o” no país.

A Comissão Eleitoral da Nigéria informou ontem que a eleição presidenci­al está adiada para 23 de Fevereiro devido a "desafios" não especifica­dos, quando surgem informaçõe­s de que os materiais de votação chegaram a todas as regiões do país. O presidente da comissão, Mahmood Yakubu, anunciou o adiamento quase cinco horas antes do início das eleições.

Yakubu disse que “foi uma decisão difícil de tomar, mas necessária para o sucesso das eleições e a consolidaç­ão da (...) democracia”. Em 2015, a Nigéria atrasou a eleição durante seis semanas, alegando então problemas ligados com a segurança.

Nestas eleições, os nigerianos escolhem o Presidente, os deputados à Assembleia Nacional e os governador­es dos 36 estados do país, num escrutínio que se apresenta como imprevisív­el.

O vencedor das presidenci­ais vai governar nos próximos quatro anos um país com cerca de 200 milhões de habitantes, registo que é uma estimativa pouco firme do instituto nigeriano de estatístic­as, já que o último censo oficial é de 2006.

Certo é que a Nigéria é o país mais populoso de África e o seu cresciment­o demográfic­o é um dos mais rápidos. De acordo com as previsões da ONU, a população nigeriana deverá alcançar os 410 milhões de habitantes até 2050, para se tornar no terceiro país mais populoso do mundo, atrás da China e da Índia.

O novo Presidente terá de enfrentar o imenso desafio do emprego para os jovens, sabendo que 87 milhões de nigerianos vivem abaixo do nível de pobreza extrema.

 ??  ?? O Presidente da Nigéria,
O Presidente da Nigéria,

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola