Jornal de Angola

697 milhões de kwanzas para fábricas em Quibaxe

- Pedro Bica | Quibaxe

A edificação de um parque industrial rural em Quibaxe, no município dos Dembos, província do Bengo, deve ficar concluída em Dezembro, depois de absorver investimen­tos de 697,31 milhões de kwanzas, anunciou, naquela localidade, a ministra da Indústria, Bernarda Martins. O parque, com uma área entre três e dez hectares, vai ter instaladas sete unidades fabris voltadas para a produção de fuba de bombó, ração animal e sumos, devido aos altos índices do cultivo de mandioca e citrinos em Quibaxe. O projecto vai gerar cerca de 100 postos de trabalho directos e quase mil indirectos, de acordo com informaçõe­s de Bernarda Martins.

A edificação de um Parque Industrial Rural em Quibaxe, no município dos Dembos (Bengo), deve ficar concluída em Dezembro, depois de absorver investimen­tos de 697,31 milhões de kwanzas, anunciou sexta-feira, naquela localidade, a ministra da Indústria.

O parque vai ter instaladas sete unidades fabris voltadas para a produção de fuba de bombó, ração animal e sumos, devido aos altos índices do cultivo de mandioca e citrinos em Quibaxe, com o projecto a gerar cerca de 100 postos de trabalho directos e quase mil indirectos, de acordo com informaçõe­s de Bernarda Martins.

O parque ocupa uma área entre três e dez hectares e é implantado numa perspectiv­a de cresciment­o faseado, onde além de sete plataforma­s com quatro unidades industriai­s, comporta um edifício administra­tivo, arruamento­s, bem como centrais de geração de energia e de abastecime­nto de água.

“Tendo consciênci­a de que Quibaxe tem elevado potencial na produção agrícola, o Executivo decidiu construir um pequeno parque industrial”, afirmou a ministra, acrescenta­ndo que a edificação enquadra-se na ideia mais geral de enfrentar as dificuldad­es de escoamento de produtos do campo para os grandes centros de consumo, ajudando os camponeses a comerciali­zar as suas abundantes colheitas.

“Este projecto vai impulsiona­r os camponeses a produzirem ainda mais, pois têm garantias de que podem vender os seus produtos no mercado local”, considerou o coordenado­r do parque, Adérito Van-Dúnem, durante a permanênci­a da ministra em Quibaxe, na sexta-feira.

No período de expansão, o parque vai ter instaladas duas outras unidades para alargar os processos fabris à totalidade da produção agrícola da localidade e elevar os níveis de emprego, havendo um esforço para que os prazos definidos com o empreiteir­o sejam cumpridos e a obra seja entregue em Dezembro.

O Parque Industrial Rural do Quibaxe é o quarto a ser edificado, depois dos que estão instalados nas províncias de Benguela, Zaire e Malanje, envolvendo um total de mil famílias e estando a ser edificado em paralelo com outro no Uíge.

 ?? MARIA JOÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministra da Indústria Bernarda Martins lança a primeira pedra para a construção do parque
MARIA JOÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministra da Indústria Bernarda Martins lança a primeira pedra para a construção do parque

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola