Jornal de Angola

Executivo deve apoiar acções de saneamento

- Edivaldo Cristóvão

O país precisa anualmente de 71 milhões de dólares para acabar com a defecação ao ar livre e garantir melhor saneamento, refere um relatório do Unicef, citado pelo director nacional do Ambiente, Nascimento Soares.

Nascimento Soares disse que a educação ambiental deve ser associada a projectos que sejam financiado­s de modo sustentáve­l, referindo que a economia solidária é uma forma de inclusão social, que visa envolver diferentes actores dentro do ciclo económico nacional e internacio­nal.

O director nacional do Ambiente referiu que o Estado deve apoiar iniciativa­s para financiame­nto de associaçõe­s e jovens que se dedicam a trabalhos de reciclagem e transforma­ção de resíduos sólidos com recurso a novas tecnologia­s.

O ambientali­sta anunciou que algumas entidades querem dar apoios financeiro­s a estes projectos para a criação de cooperativ­as de reciclagem, na ordem de cinco milhões de dólares, para que as acções sejam viáveis e concretas.

Nascimento Soares disse que o saneamento básico é prioridade, explicando que quem investe um dólar nessa actividade tem um retorno de sete, "isso significa que não há despesas, mas sim investimen­to".

Dia do Ambiente

Este ano, a efeméride foi marcada com a realização de um programa denominado “Campanha Municipal Comunitári­a”, com o objectivo de melhorar a limpeza e arborizaçã­o da capital do país.

Numa organizaçã­o conjunta entre o Ministério do Ambiente e o Governo da Província de Luanda, o programa conta com a participaç­ão de 40 jovens organizado­s em associação que, usando motorizada­s de carroça, acopladas com reservatór­ios de água, vão assegurar a rega dos jardins de Luanda.

A criação de espaços verdes em Luanda vai permitir, futurament­e, que a capital angolana concorra com outras cidades a nível internacio­nal para os mercados carbónicos.

 ?? ARIMATEIA BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? “Campanha Municipal Comunitári­a” envolve 40 jovens
ARIMATEIA BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO “Campanha Municipal Comunitári­a” envolve 40 jovens

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola