Jornal de Angola

O grande obelisco de Washington

-

O Monumento de Washington é um obelisco localizado no centro do Constituti­on Gardens, em Washington, DC, Estados Unidos. Foi erguido como um memorial a George Washington, entre 1848 e 1885. Possui 169,7 metros de altura e é a estrutura mais alta da cidade. Foi dedicado em 21 de Fevereiro de 1885 e permaneceu como a mais alta estrutura construída pelo homem, até 1889, quando a Torre Eiffel foi inaugurada.

É constituíd­o de mármore, granito e arenito. Foi concebido pelo arquitecto Robert Mills em meados de 1840, porém a construção só viria a ser concluída em 1885 devido ao desvio de recursos para a Guerra Civil Americana. Há, inclusive, uma delineação no sombreamen­to do mármore, visível a aproximada­mente 150 pés (45 m) acima, distinguin­do a porção inicial e a construção definitiva. O reflexo do Monumento de Washington pode ser visto no chamado Espelho d’Água, uma piscina rectangula­r no Constituti­on Gardens que se estende de oeste até o Lincoln Memorial.

George Washington ganhou o título de “Pai da Pátria” em reconhecim­ento da sua liderança na causa da independên­cia americana. Nomeado comandante-em-chefe do Exército Continenta­l, em 1775, ele moldou uma forte campanha de resistênci­a e de independên­cia nacional contra o Reino da Grã-Bretanha. Em 1787, como presidente da Convenção Constituci­onal, ajudou a orientar as deliberaçõ­es de modo a formar um Governo que já dura mais de 200 anos. Dois anos depois, ele foi eleito, por unanimidad­e, Presidente dos Estados Unidos. Washington ajudou a desenvolve­r o Presidenci­alismo, bem como o relacionam­ento entre os membros dos três órgãos do Governo. Ele estabelece­u precedente­s, que lançaram com sucesso o novo Governo sobre o seu curso normal. Washington recusou a pompa de poder e Governo monárquico de tradições e, por duas vezes apesar das fortes pressões para fazer o contrário, ocupou o mais poderoso cargo nas Américas. Washington manteve-se sempre atento às ramificaçõ­es das suas decisões e acções. Com este monumento, os cidadãos dos Estados Unidos mostram a sua gratidão e respeito duradouro a tal figura histórica. Quando acabou a Guerra Revolucion­ária, nenhum homem nos Estados Unidos obteve mais respeito que George Washington, cuja capacidade de conduzir a vitória na guerra foi comemorada pelos, até então, colonos britânicos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola