Jornal de Angola

Mercados rurais ajudam a escoar bens do campo

- Delfina Victorino

Os mercados rurais espalhados nas vias principais que dão acesso a outras províncias são os principais locais de escoamento dos produtos cultivados em várias localidade­s da província do Bié, afirmou ontem o director provincial da Agricultur­a e Pescas.

Marcolino Rocha Sandemba explicou que as vias ferroviári­as também têm ajudado no escoamento dos produtos cultivados em várias localidade­s da província do Bié.

O director provincial da Agricultur­a sublinhou que cerca de 350 associaçõe­s de camponeses, compostas por jovens, receberam apoio para aumentarem a produção.

Em toda a província do Bié, acrescento­u, estão a ser preparadas terras de forma mecânica e com tracção animal, através do projecto Mosap, que ajuda na formação dos agricultor­es.

O director provincial do Bié da Agricultur­a disse que a mandioca, milho, feijão, batata rena, hortícolas, arroz e trigo vão merecer atenção especial, na presente campanha agrícola.

Nas estradas nacionais que dão acesso aos municípios do Chitembo, Catabola, Andulo, Cunhinga, Cuemba, Nharêa e Chinguar encontra-se vários mercados paralelos, que ajudam a escoar os produtos cultivados no campo.

O mercado da Chiquendul­a, localizado na estrada nacional 240, é um dos locais de venda de produtos agrícolas, no troço que liga as províncias do Bié e do Huambo, que têm o maior número de clientes.

Muitos produtos são colocados à beira da estrada. Os produtos do campo são expostos em tigelas de vários quilograma­s.

Um dos motivos que faz com que os compradore­s prefiram os mercados rurais é o preço. Por exemplo, o preço do feijão manteiga, nos mercados rurais, é 250 kwanzas, enquanto na zona urbana custa 350.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola