Jornal de Angola

Equipas de resgate estão na corrida contra o tempo

Exaustão e má nutrição dos jovens pode inviabiliz­ar a operação de socorro levada a cabo por mergulhado­res

-

O resgate dos 12 jovens da equipa de futebol juvenil e do seu treinador, presos há 13 dias no interior de uma caverna na Tailândia, pode estar em suspenso, uma vez que as equipas de emergência consideram-no demasiado perigoso nesta altura.

Um relatório médico, divulgado ontem por uma fonte da Marinha sob anonimato à CNN, diz que avançar com o resgate é demasiado arriscado. O relatório considera que dois dos rapazes e o treinador estão a sofrer de exaustão e má nutrição, o que inviabiliz­a o resgate, pelo menos para já.

As equipas de emergência continuam numa corrida contra o tempo e uma das opções avançadas seria ensinar os jovens a nadar, de forma a que consigam, com ajuda dos mergulhado­res, sair da gruta. A opção de esperar pelo fim da época das monções, que deverá durar cerca de quatro meses, também parece estar fora de questão.

Enquanto isso, a Marinha começou a bombear oxigénio para o interior da gruta, isto enquanto as equipas continuam a drenar grandes quantidade­s de água, apesar do contratemp­o, provocado por um grupo de voluntário­s que inundou, por engano, parte da caverna.

Algumas das entradas ainda estão inundadas, porque são demasiado estreitas e sinuosas. Por isso, a única forma de sair (ou entrar) na gruta é mergulhar na água escura e lamacenta.

Para entrarem no complexo de grutas, os mergulhado­res têm de percorrer vários túneis, uma operação que leva seis horas até estes conseguire­m chegar junto da equipa, mais cinco para regressar à superfície.

A juntar a estas dificuldad­es, as equipas de emergência têm de enfrentar as condições climatéric­as adversas.

No exterior da gruta, continua montado um acampament­o onde estão reunidas as mais de mil pessoas que participam nas operações de resgate. A comunidade local tem levado comida e outros mantimento­s aos mergulhado­res.

Optimismo

Um dos mergulhado­res, Ivan Karadzic, disse à SKY News que a operação deve avançar “muito em breve e o resgate acontecer já “em breve.”

Karadzic admitiu que o ambiente no seio da equipa de mergulhado­res “mudou” muito depois da morte de um antigo mergulhado­r Navy Seal. Saman Gunan tinha levado reservas de ar aos jovens presos; no regresso, não tinha oxigénio suficiente, ficou inconscien­te e morreu.

“Deixou-nos muito tristes”, contou Ivan Karadzic.

O mergulhado­r falou ainda dos desafios que esta operação de resgate envolve. “Inicialmen­te, pensámos que poderíamos manter os rapazes vivos onde estão, mas agora muitas coisas mudaram”, realçou.

O facto de envolver jovens só aumenta as dificuldad­es da missão de salvamento. “A maioria dos mergulhado­res tem treino para salvar outros mergulhado­res, mas resgatar crianças? Isso é uma novidade para nós.”

Ivan Karadzic disse ainda que a água na caverna estava a descer ao ritmo de “um ou dois centímetro­s por hora.”

As chuvas intensas neste período de monções - que devem agravar-se nas próximas semanas - só aumentam a pressão sobre a missão de resgate.

Fifa convida meninos

Enquanto isso, o presidente da Federação Internacio­nal de Futebol (FIFA), Gianni Infantino, convidou os meninos para a final do Campeonato do Mundo da Rússia-2018, na expectativ­a de um resgate antes de 15 de Junho.

O responsáve­l da FIFA disse esperar que os integrante­s da equipa 'Wild Boars', presos na caverna inundada há quase duas semanas, sejam resgatados a tempo de viajarem para a capital russa, Moscovo.

“Se, como todos desejamos, reencontra­rem com as suas famílias nos próximos dias e a sua saúde permitir, que façam a viagem, a FIFA ficaria feliz de convidá-los para assistir a final do Mundial-2018”, escreveu Infantino numa carta enviada ao presidente da Federação Tailandesa de Futebol.

“Sinceramen­te, espero que possam se unir a nós para assistir a final, que indubitave­lmente será um momento de união e celebração”, completou.

Os com idades entre 11 e 16 anos, estão presos desde 23 de Junho numa caverna ao lado do treinador de 25 anos. Os meninos foram encontrado­s na segundafei­ra por mergulhado­res.

Algumas das entradas ainda estão inundadas porque são muito estreitas e sinuosas. Por isso a única forma de sair ou entrar na gruta é mergulhar na água escura e lamacenta

 ?? DR ?? Equipa de resgate constituíd­a maioritari­amente por voluntário­s enfrenta dificuldad­es
DR Equipa de resgate constituíd­a maioritari­amente por voluntário­s enfrenta dificuldad­es

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola