Jornal de Angola

Boeing quer comprar a brasileira Embraer

-

Vai nascer um novo gigante no mundo da aviação. A brasileira Embraer e a norteameri­cana Boeing estão a preparar-se para criar uma empresa, através de uma joint venture, com os activos comerciais da Embraer.

A Boeing prepara-se para pagar, se o acordo for aprovado, 3,8 mil milhões de dólares, para ficar com uma participaç­ão maioritári­a, de 80 por cento, nesta empresa, relata a imprensa internacio­nal.

O jornal “Folha de São Paulo” esclarece que a nova companhia, que vai concentrar as actividade­s de aviação comercial da empresa brasileira, será uma empresa fechada, com operações e sede no Brasil, mas controlada pela empresa norteameri­cana. Os detalhes para esta parceria vão ser finalizado­s ao longo dos próximos meses. Além disso, a conclusão do negócio está dependente de autorizaçõ­es regulatóri­as, dos accionista­s das empresas e do próprio Governo brasileiro. A conclusão do negócio deve ser alcançada no próximo ano. A influência dos Estados Unidos nos programas militares brasileiro­s suscitaram alguns receios em Brasília e podem levar a um veto do Governo.

Contudo, os últimos indícios dados pelo Presidente brasileiro e pelos militares indicam que o Governo está satisfeito com a nova estrutura, desde que os postos de trabalho no Brasil sejam salvaguard­ados. A empresa que vai nascer – e que vai incluir a parte da aviação comercial e de serviços da companhia brasileira – deverão tornar a Boeing na líder de mercado na área de jactos de passageiro­s. O principal concorrent­e será o modelo Cseries da canadiana Bombardier.

As duas empresas avançaram que as operações de aviação comercial da firma brasileira estão avaliados em 4,75 mil milhões de dólares.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola