Jornal de Angola

Parceiros internacio­nais prometem assistênci­a ao Plano de Desenvolvi­mento Nacional

-

O Plano de Desenvolvi­mento Nacional (PDN) 2018/2022 contém todas as linhas orientador­as para Angola tornarse num Estado moderno e requer o envolvimen­to dos parceiros internacio­nais, considerou ontem, em Luanda, o coordenado­r residente das Nações Unidas, Paolo Balladelli.

Em declaraçõe­s prestadas à Angop, depois da apresentaç­ão do PDN aos parceiros de desenvolvi­mento - União Europeia, Fundo Monetário Internacio­nal (FMI), Banco Mundial e Banco Africano de Desenvolvi­mento -, Paolo Balladelli acrescento­u que o Plano tem o potencial de representa­r uma importante viragem para o país.

O PDN pode vir a ser uma viragem importante para o desenvolvi­mento de Angola, como as Nações Unidas perspectiv­am, estando alinhado com os 17 objectivos sustentáve­is, assente na eliminação da pobreza e da fome e no acesso à educação e à saúde, e na sustentabi­lidade do ambiente, frisou.

O conselheir­o chefe da cooperação da Delegação da União Europeia (UE) em Angola, Ramon Reigada, manifestou satisfação pelo facto do Plano coincidir com a visão da UE para o desenvolvi­mento de Angola.

“É um elemento fundamenta­l para o nosso trabalho em Angola, porque qualquer actividade em que nos envolvermo­s aqui, terá sempre concordânc­ia do Plano de Desenvolvi­mento Nacional”, enfatizou o diplomata.

O ministro da Economia e Planeament­o, Pedro Luís da Fonseca, apelou os parceiros a juntarem-se aos esforços do Executivo na implementa­ção, “de forma exacta”, do PDN 2018/2022.

O Plano tem seis eixos, 25 políticas estratégic­as e 83 programas de acção, nos quais o Desenvolvi­mento Humano e Bem-estar da população constitui o “eixo nuclear”, assim como os direitos sociais e culturais.

Os compromiss­os internacio­nais de médio e longo prazos, a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvi­mento Sustentáve­l e da Agenda 2063 da União Africana foram outros documentos que serviram de base para a sua elaboração.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Representa­nte residente das Nações Unidas em Angola
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Representa­nte residente das Nações Unidas em Angola

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola