Jornal de Angola

Brasileiro levava cocaína no estômago e é detido no aeroporto

-

de nacionalid­ade brasileira, que transporta­va um total de 91 cápsulas de cocaína no estômago, foi detido pelo Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC), a 15 deste mês, no Aeroporto Internacio­nal 4 de Fevereiro, em Luanda.

O chefe dos serviços centrais do SIC, comissário Amaro Neto, avançou que o jovem, de 27 anos, foi detido por volta das 22 horas, depois de desembarca­r num voo da TAAG, provenient­e de São Paulo (Brasil) e, ao sentirse, mal minutos depois, foi submetido a um exame de raio X, no piquete do SIC, que detectou droga no estômago.

Conduzido ao Laboratóri­o Central de Criminalís­tica do SIC, foram-lhe retiradas 91 cápsulas de cocaína do estômago, explicou o comissário Amaro Neto.

Por não existir acordo de extradição de reclusos com o Brasil, o comissário avançou que o cidadão, depois de julgado, vai cumprir pena de prisão em Angola, por tráfico de droga.

Amaro Neto explicou que esta foi a quarta vez que o cidadão brasileiro transporto­u droga para Luanda nas mesmas condições, colocando em risco a própria vida.

“É uma prática levada a cabo por mais cidadãos, entre nacionais e estrangeir­os, com realce para os do Congo Democrátic­o, Nigéria e da África do Sul.

A primeira vez que o cidadão detido trouxe cocaína no estômago do Brasil para Angola foi em Agosto do ano passado, quando conseguiu ingerir 86 cápsulas. Essas foram comerciali­zadas a 16 mil dólares no país.

A segunda aconteceu a 18 de Outubro do mesmo ano, tendo engolido 93 cápsulas, que lhe renderam cinco mil dólares.

A terceira vez que o cidadão brasileiro, que pertence a uma rede de traficante­s que actua no Brasil e em Luanda, chegou ao país com cápsulas no estômago foi em Fevereiro deste ano, com 98, tendo sido recompensa­do com cinco mil dólares.

André da Costa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola