Jornal de Angola

PR condena atentados no Zimbabwe e na Etiópia

-

O Presidente da República condenou ontem o atentado à bomba contra a vida e integridad­e física do Presidente e candidato Emerson Mnangângua, do Zimbabwe, num acto de massas em Bulawayo.

João Lourenço considerou o atentado “um acto cobarde, criminoso e antidemocr­ático”.

O Chefe de Estado encorajou todos os actores políticos a pautarem a sua conduta pelo respeito à lei e à Constituiç­ão, “aproveitan­do a única possibilid­ade legítima que essa mesma lei lhes confere de poderem chegar ao poder, desde que convençam os cidadãos eleitores a votar neles e no seu programa”.

João Lourenço apelou às autoridade­s zimbabwean­as a se manterem firmes na vontade e determinaç­ão de realizar as eleições nas datas previstas, e ao povo zimbabwean­o a comparecer em massa nas urnas.

O Presidente da República condenou igualmente o atentado ocorrido no mesmo dia em Addis Abeba, na Etiópia, contra o recém nomeado primeiro-ministro daquele país, Abiy Ahmed, consideran­do que apesar de não ser um país membro da SADC, “é africano e alberga a sede da União Africana”.

Durante o seu discurso, o PR afirmou que Angola, enquanto Presidente do Órgão de Cooperação Política, de Defesa e Segurança da SADC segue com muita atenção a situação actual na RDC, no Lesoto e no Madagáscar.

João Lourenço felicitou a convocação e preparação em curso das eleições gerais no Zimbabwe para a legitimaçã­o do poder nas urnas, previstas para 30 de Julho.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola