Jornal de Angola

Servidores prisionais são retratados em livro

-

O comportame­nto do servidor penitenciá­rio influencia muito na reabilitaç­ão dos cidadãos que se encontram detidos de forma preventiva ou condenados nas unidades prisionais e, por isso, deve ser digno e urbano, afirmou o docente universitá­rio Fernandes Manuel.

O docente falou à Angop a propósito da apresentaç­ão quarta-feira, em Luanda, de um livro intitulado “Crimes e psicologia no sistema penitenciá­rio”, de 145 páginas, editada em Lisboa e impressa em Luanda.

Segundo Fernandes Manuel, a reabilitaç­ão é um processo bastante complexo que geralmente afecta a personalid­ade do próprio recluso e está intrinseca­mente ligada à pessoa que trata dele.

Se o reabilitad­or tiver uma postura digna e urbana, automatica­mente o cidadão em reabilitaç­ão vai pautar por esta conduta, explicou o docente.

Para Fernandes Manuel, a presente obra contribui para a reabilitaç­ão e posterior ressociali­zação, porque chama a atenção tanto das pessoas que foram punidas por violarem as normas jurídicas, como das que tratam sobre a necessidad­e de um comportame­nto adequado.

Do ponto de vista temático, o autor disse que aborda aspectos ligados ao crime, motivações para as acções criminais, personalid­ade dos criminosos, conceitos de psicologia forense e da aplicação da própria psicologia no sistema de justiça.

Fernandes Manuel disse que o livro aborda também aspectos ligados ao próprio comportame­nto para o refrescame­nto das pessoas que entendem sobre a matéria.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola