Jornal de Angola

Tremor de terra foi sentido em Moçambique e Malawi

-

Um tremor de terra de média intensidad­e foi registado na quinta-feira, com epicentro no interior de Moçambique, próximo da fronteira com o Malawi, mas sem provocar danos.

O abalo com magnitude de 5,6 na escala de Richter ocorreu às 10h49 e foi registado pelo Centro de Informação Sismológic­a dos Estados Unidos da América.

O epicentro foi localizado a seis quilómetro­s de profundida­de junto à povoação de Morire, pertencent­e ao distrito de Morrumbala, na província da Zambézia, onde vivem cerca de 360 mil pessoas. As autoridade­s policiais confirmara­m que o tremor de terra também foi sentido em Quelimane, capital provincial da Zambézia, junto à costa do Índico, 200 quilómetro­s a sudeste do epicentro, mas igualmente sem registo de danos. Moçambique é um país frequentem­ente abalado por tremores de terra, mas de pequena intensidad­e que raramente fazem vítimas mortais ou provocam danos materiais.

No entanto, há um ano um terramoto de 7,5 graus na escala Richter que sacudiu várias localidade­s do sul e centro de Moçambique causou a morte de cinco pessoas e deixou gravemente feridas outras 27.

O epicentro do terramoto foi localizado a 250 quilómetro­s a sudoeste da Beira, a 530 quilómetro­s a norte da capital moçambican­a, Maputo.

Fontes governamen­tais disseram na altura que cerca de 50 casas foram destruídas pelo sismo em duas localidade­s de Manica e outras 12 sofreram severos danos na Beira, a segunda cidade mais importante de Moçambique.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola