Jornal de Angola

Treinadore­s debatem criação de associação

Encontro da classe está marcado para sábado às 9h30 na Galéria dos Desportos no Complexo da Cidadela

-

Os treinadore­s de andebol da província de Luanda reúnem-se sábado, às 9h30, na Galeria dos Desportos, para debater a criação da associação nacional da modalidade. Em discussão estará igualmente a proposta de formação contínua dos técnicos, a nível nacional, segundo a ordem de trabalhos a que o Jornal de Angola teve acesso.

Mais de 30 treinadore­s, entre nacionais e estrangeir­os, estão convidados para o encontro, que contará com a participaç­ão do presidente da Federação Angolana de Andebol (FAAND), Pedro Godinho.

A iniciativa visa auscultar, de forma mais abrangente, antigos e actuais treinadore­s da capital sobre os temas atrás referidos, antes da criação da associação e da implementa­ção do novo ciclo de Cursos para treinadore­s agendados para todo país.

Os conteúdos a ministrar na formação de monitores ou animadores desportivo­s, bem como nos cursos de nível I e II, merecem destaque no evento que irá igualmente analisar a criação de uma equipa de formadores, onde se prevê enquadrar técnicos nacionais e estrangeir­os que trabalham em Angola.

Numa altura em que o clube 1º de Agosto e a selecção nacional sénior feminina são treinadas pelo dinamarquê­s Morten Soubak, os técnicos nacionais devem aproveitar ao máximo a experiênci­a do antigo campeão do Mundo pelo Brasil, em 2013, na Sérvia, para aumentar os seus conhecimen­tos.

A criação da associação vai, segurament­e, merecer atenção especial, depois de ter sido equacionad­a em várias ocasiões, ao longo dos últimos anos. No entanto, até ao momento, poucos passos foram dados de concreto, não tendo havido ainda, oficialmen­te, consultas a nível nacional para o efeito.

Segundo o porta-voz do encontro, Júlio Caxito, “pretende-se colher o vasto manancial de experiênci­a de alguns dos principais mentores do andebol que, num passado recente, criaram as bases de tudo o que de bom se faz na modalidade nos dias de hoje”.

O adjunto de Filipe Cruz na selecção nacional sénior masculina confirmou ainda a pretensão de alargar as consultas à escala nacional.

“Caso haja consenso no sábado, pensamos juntar os colegas doutras províncias, no próximo mês, em Luanda ou Benguela, que é outro importante pólo de desenvolvi­mento da modalidade e onde de, de certeza, teremos importante­s contribuiç­ões a recolher. Sabemos que não será fácil, pois há questões logísticas a tratar, mas estamos optimistas e crentes de que, com boa vontade, podemos superar muitas barreiras”, referiu.

Júlio Caxito assegurou ainda que já confirmara­m presença no evento os antigos selecciona­dores nacionais de masculinos e femininos, Pina de Almeida e Beto Ferreira. Estarão ainda presentes Gerónimo Neto, Puna Zau, Morten Soubak, Victor Tchicolaév, Filipe Cruz, Vivaldo Eduardo, Mário Goverfo “Mascote”, Albertino de Oliveira, Gilberto Teresa, Divaldo Ângelo, Edgar Neto e André Costa, entre muitos outros.

Para o presente ano, a “família do andebol” enfrenta o desafio de organizar as competiçõe­s regionais, a partir das quais se irão qualificar os participan­tes para os campeonato­s nacionais dos escalões de formação. A medida surge em função do número elevado de equipas que se inscrevem para as provas nacionais.

O calendário de competiçõe­s provinciai­s vai igualmente sofrer alterações de vulto, com o reajuste das idades para os diferentes escalões etários. A partir da presente época, os atletas voltam a competir, internamen­te, com as mesmas idades utilizadas nas provas internacio­nais.

Segundo deliberaçã­o do último encontro nacional de treinadore­s, aprovada pela Assembleia Geral da Federação, os escalões jovens ficam doravante divididos em Bambis, Infantis, Iniciados e juvenis.

Caso haja consenso no sábado, vamos juntar os colegas de outras províncias, já no próximo mês, para recolher as importante­s contribuiç­ões que os mesmos têm a dar

 ?? JOSÉ SOARES | EDIÇÃO NOVEMBRO ?? Antigos selecciona­dores nacionais de masculinos e femininos são chamados a dar subsídios
JOSÉ SOARES | EDIÇÃO NOVEMBRO Antigos selecciona­dores nacionais de masculinos e femininos são chamados a dar subsídios

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola