Jornal de Angola

Serviços para novo Bilhete chegam a mais municípios

Cidadãos de localidade­s do interior da província têm agora a vida mais facilitada para aquisição do Novo Bilhete de identidade

- Lourenço Bule| Menongue

O Departamen­to Provincial de Identifica­ção Civil e Criminal do Cuando Cubango, emitiu de Janeiro a 12 de Fevereiro, 6.942 novos Bilhetes de Identidade, informou o director interino da Justiça e dos Direitos Humanos a nível local.

Adérito Teodoro Kambamba explicou que do número de bilhetes de identidade emitidos durante o período em referência 2.689 foram lançados em Menongue, 1.952 no Cuchi, 1.721 no Cuito Cuanavale, 374 no Calai e 119 em Mavinga, respectiva­mente.

De acordo com o responsáve­l da Justiça e dos Direitos Humanos, o novo BI tem caracterís­ticas diferentes do anterior, apresentan­do para além dos dados pessoais, uma fotografia no verso.

Além da fotografia no verso, segundo Adérito Teodoro Kambamba, tem, ainda um código “QR”, um microchip com várias informaçõe­s integradas, possibilit­ando maior segurança em relação a possível adulteraçã­o dos dados.

“O prazo de entrega dos documentos aos proprietár­ios é de 15 dias para a capital do Cuando Cubango, Menongue, porque os dados são enviados para Luanda através de aviões da Transporta­dora Aérea Angolana (TAAG), que operam apenas duas vezes por semana nesta região. Nos restantes municípios este processo pode durar 20 ou mais dias, devido ao mau estado das vias de acesso”, disse.

Adérito Teodoro Kambamba acrescento­u que depois do lançamento oficial do integrado a 20 de Novembro de 2017, em Luanda, na província do Cuando Cubango o documento começou a ser emitido no dia 22 de Janeiro do ano em curso.

O titular da pasta da Justiça e dos Direitos Humanos lembrou, por outro lado, que os serviços de emissão do novo Bilhete de Identidade estendem-se aos municípios de Menongue, Cuchi, Mavinga, Calai e Cuito Cuanavale.

O Departamen­to de Identifica­ção Civil e Criminal local criou brigadas móveis para a recolha de dados offline para emissão de Bilhetes de Identidade nos municípios do Rivungo, Dirico, Cuangar e Nancova, onde não existem postos.

Objectivos alcançados Adérito Teodoro Kambamba disse que de Janeiro a Dezembro do ano passado, o referido departamen­to emitiu 11.599 bilhetes de identidade gratuitos, no âmbito do despacho presidenci­al n.º 80/13 de 5 de Setembro. Sem avançar os valores arrecadado­s para os cofres do Estado, salientou que durante o período em balanço registou-se, no cartório notarial, 4.881 actos e na conservató­ria de registo civil 28.206. Para esse efeito, foram emitidos 262 certidões comerciais, 1.352 registos criminais e 33 averbament­os (mudança de estado civil).

Por outro lado, o responsáve­l da Justiça frisou que a maioria dos populares que adere aos serviços, para tratarem o Bilhete de Identidade pela primeira vez, são oriundos das províncias do Bié, Huíla, Huambo e Luanda.

Entretanto, muitos populares que acorrem aos postos de identifica­ção em várias localidade­s da província, queixam-se do longo período de espera que ficam na fila para serem atendidos.

Há registos de inúmeros casos de pessoas, muitas delas provenient­es do interior da província, que permanecem mais de 24 horas frente aos postos de identifica­ção para tratar o Bilhete de identidade.

“O prazo de entrega dos documentos aos proprietár­ios é de 15 dias para a capital do Cuando Cubango, Menongue, porque os dados são enviados para Luanda.

 ?? NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Sector de Identifica­ção do Cuando Cubango emitiu mais de 11 mil bilhetes no ano passado
NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO Sector de Identifica­ção do Cuando Cubango emitiu mais de 11 mil bilhetes no ano passado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola