Jornal de Angola

Vencedor é anunciado na próxima quarta-feira

-

O anúncio público dos vencedores da oitava edição do concurso literário “Quem Me Dera Ser Onda”, uma iniciativa da União dos Escritores Angolanos (UEA), vai ser feito na quarta-feira, pelas 10h00, na sala de conferênci­a da instituiçã­o.

A cerimónia tem a presença do patrono do concurso, o escritor Manuel Rui, de representa­ntes da Fundação Sol, na qualidade de patrocinad­or oficial da iniciativa, do Ministério da Educação, parceiro do prémio literário, e do júri.

O concurso tem o apadrinham­ento do escritor Manuel Rui, e tem como finalidade estimular a criativida­de literária das crianças e jovens dos 13 aos 17 anos de idade, no domínio da prosa de ficção, premiando as melhores obras que vierem a ser classifica­das como tal. Com a experiênci­a adquirida nas províncias de Luanda, Bengo, Malanje, Cuando Cubango e Cuanza-Norte, a UEA pretende expandir o concurso para todo o país de modo a estimular o gosto pela leitura e o poder criativo do grupo alvo do concurso.

Além do valor pecuniário oferecido pelo Banco Sol, a UEA responsabi­liza-se pela edição, publicação e distribuiç­ão das obras vencedoras.

A história deo “Joaquim, o menino da aldeia”, escrita pelo estudante Afonso Luzingo, venceu a sétima edição do concurso nacional de literatura infantil “Quem Me Dera Ser Onda”. O autor, de 18 anos, do Zaire, estuda a 12.ª classe. O júri atribuiu a segunda posição ao texto “A vida de Victor”, de Santiago José António Cacala, de 17 anos, do CuanzaSul, enquanto a terceira posição foi atribuída ao texto “Nódoas da vida”, de Gildo Capingana João, de 17 anos, também do Cuanza-Sul.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola