Jornal de Angola

Associação do Carnaval garante apoio aos grupos

Grupos de Luanda estão preocupado­s com a demora do apoio financeiro

-

A Associação Provincial do Carnaval de Luanda (APROCAL) está a trabalhar com o Ministério da Cultura e o Governo Provincial de Luanda para desbloquea­r o apoio financeiro e material destinado aos grupos carnavales­cos, o mais rápido possível, para o próximo Entrudo.

Os grupos carnavales­cos de Luanda, através do seu porta-voz, Polly Rocha, manifestar­am descontent­amento com o atraso registado na recepção dos apoios para a preparação adequada do desfile, aventando mesmo, caso a situação não seja resolvida nos próximos dias, não saírem à rua para dançar o Carnaval em Fevereiro de 2018.

Polly Rocha afirmou à Rádio Nacional de Angola que o atraso está a criar diversos constrangi­mentos aos grupos, que vêm limitada a preparação adequada para desfilarem na Marginal de Luanda.

O presidente da APROCAL, António de Oliveira “Delon”, contactado pela Angop, lamentou o facto e referiu que a resolução desta situação está fora do alcance da associação. No entanto, continua a trabalhar com o Ministério da Cultura e o Governo de Luanda para ultrapassa­r o entrave relativo aos incentivos financeiro­s.

Solicitand­o aos grupos paciência e calma, disse que a APROCAL fará a distribuiç­ão dos valores e material assim que forem disponibil­izados.

António de Oliveira reconheceu que tal situação é decorrente da conjuntura financeira do país e adiantou que os grupos carnavales­cos têm conhecimen­to das diligência­s efectuadas pela APROCAL. Para o próximo ano, a organizaçã­o do Carnaval de Luanda estima em 170 milhões de kwanzas o orçamento para cobrir as necessidad­es dos grupos e a realização do desfile.

Manuel Sebastião, director provincial da Cultura e coordenado­r da comissão organizado­ra, afirmou durante um encontro promovido recentemen­te pelo Ministério da Cultura que o valor em causa garante os subsídios de participaç­ão dos grupos, pagamento de prémios aos cinco primeiros classifica­dos de cada uma das três classes, gratificaç­ão dos membros do júri, transporte, montagem de infra-estruturas, som e iluminação.

A província de Luanda poderá contar, em Fevereiro de 2018, com 45 grupos a dançar o Carnaval nas três categorias.

O título de campeão do Carnaval de Luanda na classe de adultos (A) está em posse do grupo União Mundo da Ilha, enquanto o grupo Cassules Viveiro do Njinga a Mbande é detentor do título na classe infantil.

António de Oliveira reconheceu que tal situação é decorrente da conjuntura financeira do país e adiantou que os grupos têm conhecimen­to das diligência­s efectuadas pela APROCAL

 ??  ??
 ??  ?? MIQUEIAS MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Grupos carnavales­cos da capital preocupado­s com falta de apoio
MIQUEIAS MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Grupos carnavales­cos da capital preocupado­s com falta de apoio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola