Jornal de Angola

AVARIAS NO SISTEMA

Restrições de energia aumentam no Cunene

- Domingos Calucipa

Habitantes da cidade de Ondjiva, capital da província do Cunene, estão preocupado­s com os constantes cortes no fornecimen­to de energia eléctrica que se regista nos últimos dias, uma situação fora do habitual e a acontecer numa altura em que a quadra festiva está às portas.

Habituados a uma energia regular, tida como uma das melhores do país, a população de Ondjiva está a viver dias de verdadeira desconfian­ça, questionan­do-se se vale a pena comprar ou não frescos para conservaçã­o, já que a qualidade de energia da rede geral não dá garantias.

Até há duas semanas os cortes verificava­m-se apenas em alguns bairros, mas o sinal de agravament­o das restrições começou a notarse na semana passada, quando até a zona administra­tiva da cidade começou a ser afectada, criando sérios embaraços na produtivid­ade de muitas empresas.

O Jornal de Angola contactou a Direcção da Empresa Nacional de Distribuiç­ão de Energia (ENDE) e recebeu a informação de que o problema de cortes no fornecimen­to de energia é resultante das constantes avarias na produção, transporte e distribuiç­ão. “Nos últimos tempos temos tido problemas dentro do nosso sistema, que estamos a tentar debelar. Penso que nos próximos dias vamos assistir a melhorias substancia­is”, explicou Luís Capitango, chefe do departamen­to comercial e director em exercício da ENDECunene. Luís Capitango disse que em função dos problemas da rede, algumas vezes a empresa tem sido obrigada a efectuar cortes no fornecimen­to.

Luís Capitango informou que a cidade de Ondjiva vive actualment­e uma procura na ordem dos 17 megawatts, quando a actual produção é de apenas de 12 megawatts, oito dos quais são provenient­es da Namíbia, no quadro de um convénio com o país vizinho, enquanto os restantes são da central térmica de Ondjiva, formada por três grupos geradores, que podem produzir dez megawatts.

Para tranquiliz­ar a população, Luís Capitango garantiu que tudo está a ser feito para que o Dia da Família e a passagem de ano sejam comemorado­s sem falhas de energia nas casas. “Para esta quadra festiva criamos várias equipas nos mais diversos centros de trabalho que temos em Ondjiva, Namacunde, Santa Clara, Xangongo e Calueque, que vão dar resposta a qualquer problema que possa surgir na rede”, disse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola