Jornal de Angola

Transições políticas podem gerar riscos

-

A incerteza política e a instabilid­ade durante as transições estão entre os principais riscos para as empresas na África Austral em 2018, afirma a consultora Control Risks(www.ControlRis­ks.com), especialis­ta em risco global, na sua previsão política anual e de riscos de segurança RiskMap.

“Em 2018 vamos continuar a assistir a incertezas em toda a liderança política nos mercados da África Austral. As transições no Zimbabwe e em Angola em 2017, as eleições em Moçambique em 2018 e o sectarismo no interior do Congresso Nacional Africano (ANC) actualment­e no poder na África do Sul recordam, uma vez mais, às empresas da região a importânci­a de ter um entendimen­to claro do impacto dessas incertezas no seu ambiente de risco.”

A Control Risks identifico­u como riscos-chave que as empresas da África Austral vão enfrentar em 2018, a instabilid­ade política na África do Sul que vai assistir à continuaçã­o das divisões no seio do ANC após a eleição do novo presidente do partido.

O relatório aponta a saída do Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, do poder e a eleição de um novo Presidente em Angola, João Lourenço em substituiç­ão de José Eduardo dos Santos, bem como o Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, que está a consolidar a sua autoridade. “Antecipar e preparar a forma como estas transições vão afectar os negócios é essencial para o êxito em 2018 e além”, alerta.

O texto lembra que 2017 assistiu a uma série de escândalos de corrupção de elevado perfil na África do Sul que se tornaram evidentes com uma fuga massiva de e-mails que demonstrav­am uma comunicaçã­o indevida entre os responsáve­is governamen­tais de topo, indivíduos com ligações políticas e interesses empresaria­is privados.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola