Jornal de Angola

EUA manifesta apoio às mudanças no país

- Faustino Henrique

Os Estados Unidos consideram as mudanças efectuadas pelo Governo angolano, liderado pelo Presidente João Lourenço, como um marco importante no caminho para a abertura, transparên­cia e o combate à corrupção.

A afirmação foi feita ontem pelo subsecretá­rio de Estado adjunto interino para os Assuntos Africanos, Donald Yamamoto, durante uma audio-conferênci­a a partir de Washington.

O diplomata, que fazia o balanço da recente visita que efectuou ao Quénia, Somália, Etiópia e Ruanda, lembrou que Angola faz parte de um grupo de três países com os quais os Estados Unidos estabelece­ram acordos de Parceria Estratégic­a.

“Os Estados Unidos vão continuar a privilegia­r a parceria estratégic­a e o diálogo contínuo com as autoridade­s angolanas”, garantiu Donald Yamamoto, que considerou importante­s, inclusive para toda a sub-região, as mudanças recentes ocorridas no país desde as eleições de 23 de Agosto. O alto funcionári­o do Departamen­to de Estado disse que os Estados Unidos encorajam os esforços que Angola faz e esperam que o curso dos acontecime­ntos políticos no país sirva como exemplo para países da subregião como a República Democrátic­a do Congo (RDC) e o Zimbabwe.

Donald Yamamoto assegurou que os Estados Unidos vão trabalhar para ajudar aqueles dois países da SADC, a RDC e o Zimbabwe, a realizar, no próximo ano, eleições democrátic­as, transparen­tes e justas.

Presença militar em África

Donald Yamamoto disse que o seu país considera os países africanos em geral como parceiros e vai procurar reforçar os laços de parceria e cooperação tendo em conta as vantagens mútuas.

O diplomata desmentiu informaçõe­s sobre a suposta militariza­ção do continente, com a presença de tropas americanas em determinad­os países, defendendo uma cooperação que contribua para promover os processos democrátic­os, a segurança e o combate ao terrorismo.

Para o governante, a paz e a estabilida­de em África são também do interesse dos Estados Unidos, que encaram aqueles dois pressupost­os como factores vitais para reforçar os laços políticos, económicos e comerciais.

 ??  ?? AFP Administra­ção norte-americano elogia abertura do governo
AFP Administra­ção norte-americano elogia abertura do governo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola