Jornal de Angola

Ministra da Saúde visita hospital de Cafunfo

-

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, visita hoje o hospital regional de Cafunfo, na província da Lunda-Norte, para avaliar a situação do surto epidémico de malária que tem assolado aquela localidade.

Acompanhad­a pelo secretário de Estado do Ambiente, Joaquim Lourenço, a ministra Sílvia Lutucuta visita igualmente alguns centros médicos da localidade.

A visita da ministra da Saúde é também acompanhad­a por responsáve­is do sector, nomeadamen­te a directora nacional de Saúde Pública, Isilda Neves, as directoras do Instituto de Saúde Pública, Joana Afonso, e do Instituto Nacional de Sangue, Antónia Constantin­o, técnicos da Saúde, da Central de Compras de Medicament­os e Aprovision­amento de Meios Médicos (CECOMA), da Inspecção Geral da Saúde e por equipas médicas que trabalham na localidade.

A vila de Cafunfo, no município do Cuango, província da Lunda-Norte, vive um surto de malária que provocou a morte de 77 crianças até ao último fim de semana. Uma equipa multissect­orial que trabalhou na localidade na semana passada apontou a falta de programas estruturan­tes de saneamento básico e a ausência de trabalho de educação sobre saúde pública junto das comunidade­s como algumas das causas do surgimento do surto de malária desde o mês de Setembro.

O governador da Lunda -Norte garantiu, entretanto, que a situação no Cafunfo estava controlada. Ernesto Muangala reconheceu que o sistema de saneamento básico de Cafunfo preocupa as autoridade­s locais e prometeu inverter a situação o mais breve possível, com a mobilizaçã­o de meios técnicos e recursos financeiro­s.

A rainha Muana Cafunfo, influente autoridade tradiciona­l da região, disse estar consternad­a com a morte de tantas crianças e solicitou ao governo provincial a tomada de medidas para inverter o actual quadro.

 ??  ?? M. MACHANGONG­O Silvia Lutucuta avalia situação do surto de malária
M. MACHANGONG­O Silvia Lutucuta avalia situação do surto de malária

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola