Jornal de Angola

Criada proteína eficaz contra o vírus da sida

-

Cientistas criaram um anticorpo que ataca 99 por cento das variações do VIH e pode prevenir a infecção em primatas. O anti-corpo foi desenvolvi­do para atacar três partes críticas do vírus, tornando mais fácil a resistênci­a aos seus efeitos.

O trabalho resulta de uma parceria entre o Instituto Nacional de Saúde (NIH, na sigla em inglês) dos Estados Unidos da América (EUA) e a empresa farmacêuti­ca Sanofi. A Sociedade Internacio­nal de Sida classifico­u a pesquisa como um “avanço emocionant­e”. Os testes em humanos para tentar prevenir ou tratar a infecção começam em 2018.

Os corpos humanos enfrentam uma difícil luta contra o VIH devido à incrível habilidade do vírus de mutar e mudar de aparência.

Essas variações - ou cepas - num único paciente são comparávei­s às do vírus influenza durante um surto de gripe mundial. Assim, o sistema imunológic­o luta contra um número imensuráve­l de cepas de VIH.

Mas após anos de infecção, um pequeno número de pacientes desenvolve armas poderosas chamadas “anticorpos de ampla neutraliza­ção”, que atacam algo fundamenta­l para o VIH e podem matar grandes extensões de cepas do vírus.

Pesquisado­res têm tentado usar anti-corpos de ampla neutraliza­ção como forma de tratar o VIH ou prevenir a infecção antes de tudo. O estudo combina três anti-corpos desse tipo num “triplo anti-corpo específico” ainda mais poderoso.

 ??  ?? EITAN ABRAMOVICH | AFP Ciência médica renova esperança aos doentes da Sida
EITAN ABRAMOVICH | AFP Ciência médica renova esperança aos doentes da Sida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola