Jornal de Angola

Detidos por atentados ouvidos em tribunal

-

Os quatro suspeitos detidos por envolvimen­to nos atentados ocorridos na Catalunha na semana passada, que causaram 15 mortos e mais de 100 feridos, foram ouvidos ontem em Audiência Nacional da Espanha para prestar depoimento ao juiz, que decide se os mesmos vão permanecer em prisão provisória.

Os supostos integrante­s da célula terrorista prestaram depoimento ao juiz Fernando Andreu e à procurador­a do caso, Ana Noé, em Madrid, na Audiência Nacional, o órgão responsáve­l por julgar os casos de terrorismo na Espanha.

O primeiro dos detidos, capturado pouco depois do atentado de Barcelona de quinta-feira, foi Driss Oukabir, em cujo nome foi alugada a carrinha utilizada pelos terrorista­s.

À Polícia, este detido afirmou que o seu irmão Moussa, de 17 anos, tinha roubado a sua documentaç­ão. Na madrugada de sexta-feira, Moussa foi abatido junto com outros quatro terrorista­s pela polícia após realizar um atentado na localidade de Cambrils, em Tarragona.

O segundo detido, na noite da quinta-feira, foi Mohamed Houli Chemlal, de 21 anos e natural de Melilla, cidade espanhola. Mohamed Houli Chemlal ficou ferido gravemente após a explosão ocorrida no dia 16 numa residência em Alcanar, na província de Tarragona, onde a célula terrorista planeava os atentados há meses. Na sexta-feira outros dois foram detidos: Mohamed Aallaa, de 27 anos, preso em Ripoll e irmão de Sadi Aallaa, morto em Cambrils, e Salah El Karib, de 34 anos, que administra um estabeleci­mento de telefonia e Internet, semelhante a uma 'lan house', e que a polícia relaciona com Driss Oukabir.

Estas quatro pessoas são integrante­s da célula que realizou os atentados, formada por pelo menos 12 terrorista­s, dos quais cinco foram abatidos em Cambrils, pelo menos dois morreram na explosão de quarta-feira em Alcanar.

 ??  ?? JAVIER SORIANO | AFP Muçulmanos condenam os ataques terrorista­s de Barcelona
JAVIER SORIANO | AFP Muçulmanos condenam os ataques terrorista­s de Barcelona

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola