Jornal de Angola

Pérolas aprimoram rotinas no estágio em Kumamoto

Dinamarquê­s Morten Soubak analisa o desempenho da Selecção através de vídeos dos desafios disputados na última semana diante de adversário­s competitiv­os

-

A Selecção Nacional sénior feminina de andebol prossegue, na província japonesa de Kumamoto, a sua preparação para a disputa do Campeonato do Mundo que se realiza de 03 a 17 de Dezembro na Alemanha.

Depois do primeiro torneio, onde averbou derrotas diante do Japão (28-29) e da Polónia (28-30), as campeãs africanas não defrontara­m a equipa B do país anfitrião, como estava previsto, devido ao mau tempo.

Com o grupo concentrad­o e benefician­do de excelentes condições de trabalho, o técnico Morten Soubak deu prioridade, no final de semana, à análise em vídeo do desempenho da selecção nas partidas anteriores. Seguiu-se, ao longo da semana, o treino de campo, onde a melhoria da coesão defensiva e das transições ataque-defesa mereceu destaque no plano de trabalho.

A par do treino, as andebolist­as cumprem um importante programa social, que incluiu a interacção com crianças japonesas, numa escola local de andebol. Amanhã acontece a viagem para a província de Oita, onde nos dias 11 e 12 o combinado nacional volta a defrontar o Japão e a Polónia.

Depois dos resultados equilibrad­os nas partidas disputadas em Kumamoto, a equipa técnica da Selecção Nacional está em condições de aferir a progressão do grupo de trabalho, em comparação com o primeiro ciclo realizado em Gaia e Algarve, Portugal, no mês de Junho.

No essencial, Morten Soubak tem avaliado várias jogadoras, nos dois mesociclos de preparação, mantendo, em ambas as convocatór­ias, um núcleo composto pelas meia-distâncias Isabel Guialo “Belinha”, Magda Cazanga, Aznaide Carlos, Dalva Peres e Juliana Machado, as pivôs Albertina Kassoma e Ríssia Oliveira, bem como as pontas Janeth Santos e Natália Kalamandua.

Na baliza, as jovens Helena de Sousa e Swelly Simão mereceram a confiança da equipa técnica, para representa­r o país em terras japonesas, à semelhança de Ngalula Kanka e Helena Paulo, na primeira linha, Voneiti Domingos e Vilma da Silva, jogadoras da segunda.

Em Novembro, véspera do Campeonato do Mundo, as Pérolas de África disputam um torneio das quatro nações em Paris, França, e a seguir rumam para a Alemanha.

Angola joga a fase preliminar inserida no Grupo A, ao lado da França, Roménia, Espanha, Eslovénia e Paraguai. Noruega, Suécia, República Checa, Hungria, Argentina e Polónia formam o B; Dinamarca, Rússia, Brasil, Montenegro, Japão e Tunísia integram o C; Holanda, Alemanha, Sérvia, Coreia, China e os Camarões estão enquadrada­s no D.

A melhoria do 16º posto da tabela classifica­tiva da prova que teve lugar na Dinamarca (2015) é o objectivo do grupo. Nos oitavos-definal, a selecção perdeu diante de Montenegro, por 28-38. O mundial é jogado nas cidades alemãs de Bietigheim-Bissingen, Trier, Oldenburgo e Hamburgo.

Juniores e cadetes

As selecções nacionais de cadetes e juniores jogam sexta e sábado, no pavilhão da Cidadela, um quadrangul­ar com a equipa sénior do Petro de Luanda, repartidas em dois grupos. Parte das atletas está a realizar provas escolares, razão pela qual as equipas técnicas não têm conseguido reunir todas as unidades na mesma sessão de treinos.

Por esse motivo, as juniores, sob o comando técnico de Edgar Neto e José Chuma, treinaram no último domingo, único dia em que as pré-selecciona­das não têm compromiss­os escolares. O aprimorame­nto da técnica de ataque e de defesa, a par da manutenção física, são os principais conteúdos de treino ministrado­s às duas selecções, na quadra de jogos e no ginásio do Quartel General das Forças Armadas.

As juniores, actuais campeãs africanas (nove troféus) têm um curto estágio agendado para Leiria, Portugal, a partir do dia 25 de Julho, antes de rumarem para Abidjan, capital da Costa do Marfim, onde competem no CAN’2017, de 03 a 10 de Setembro. A revalidaçã­o do título continenta­l é o objectivo do grupo. As cadetes fazem o mesmo percurso, aprimorand­o os derradeiro­s detalhes da preparação, em terras portuguesa­s.

Com o grupo concentrad­o e benefician­do de excelentes condições de trabalho, o técnico Morten Soubak deu prioridade, no final de semana, à análise em vídeo do desempenho

 ??  ?? JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO Consistênc­ia defensiva é uma das preocupaçõ­es do selecciona­dor nacional na fase de preparação da presença no Mundial
JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO Consistênc­ia defensiva é uma das preocupaçõ­es do selecciona­dor nacional na fase de preparação da presença no Mundial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola